Portugueses deverão gastar 382 euros no Natal

Em média, cada português irá gastar 382 euros este Natal. Neste valor estão incluídos os presentes mas também alimentação e decorações, segundo aponta o estudo “Observador Cetelem Natal 2018”. Face ao ano passado, trata-se de um crescimento de 52% nas expectativas de gastos, ou seja, mais 130 euros.

Praticamente metade (49%) dos 382 euros que cada pessoa deverá gastar terá como destino presentes. Logo depois surgem as mercearias (47%) e só no fim as compras sazonais, como é o caso dos enfeites para a árvore e iluminações (4%).

Por região, verifica-se que é a Norte que o valor médio é mais elevado, atingindo os 425 euros. Metade deste montante diz respeito a gastos em mercearia para a consoada e dias festivos. Contudo, olhando apenas para o Grande Porto, encontramos a média mais baixa de Portugal: 297 euros.

Na Grande lisboa, o gasto médio atinge os 405 euros. No Centro e Sul, os gastos médios serão muito próximos, entre os 371 e os 376 euros.

Quanto às prendas, muitas delas são para as crianças: os brinquedos, livros e outros artigos para os mais novos deverão implicar um gasto médio de 125 euros. O Observador Cetelem indica também que 30% dos inquiridos não tenciona gastar mais de 100 euros nestes presentes, ao passo que 26% pretende despender entre 101 e 250 euros. Por outro lado, 3% considera ultrapassar este valor.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Saiba como competir além-fronteiras. E vencer.
Automonitor
Fiat Professional lança novo Tipo Van