Portugueses confiantes no crescimento da economia

Os consumidores portugueses prevêem que o crescimento económico continue a subir moderadamente nos próximos meses, ainda que antecipem que tal aconteça a um ritmo mais vagaroso. O estudo “Clima do Consumidor” da GfK indica que as expectativas económicas em Portugal se mantiveram a um bom nível em Setembro, com 14,8 pontos. A média na UE28, no mesmo mês, foi de 12,3 pontos.

Quanto às expectativas de rendimento, também se registou uma subida de 17,5 pontos para 20,1 pontos em Setembro. Segundo o mesmo estudo, “este desenvolvimento deve-se parcialmente à descida contínua das taxas de desemprego”, já que ”se mais pessoas estiverem novamente empregadas, os respectivos rendimentos irão aumentar automaticamente em resultado disso”.

A crença dos portugueses relativamente à subida dos rendimentos e ao crescimento da economia teve um impacto positivo na propensão para comprar. De Junho para Setembro, este indicador subiu 4,9 pontos, alcançando os -16,6 pontos. Ainda assim, “a maioria dos portugueses apenas tem dinheiro suficiente para comprar os produtos essenciais do dia-a-dia”.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Airbus vai ter open day. Há 90 vagas para fábrica portuguesa
Automonitor
Nissan LEAF em modo drift