Portugueses confiantes e dispostos a consumir

Os europeus em geral estão optimistas no que diz respeito ao desenvolvimento económico dos seus países. Os consumidores mostram-se dispostos a comprar devido à recuperação económica, contudo, existem ainda alguns pontos onde o cepticismo é rei. Estes são os resultados de uma sondagem levada a cabo pela GfK.

A GfK explica que a economia cresceu durante o quarto trimestre de 2014 e que os níveis de desemprego também diminuíram ainda que lentamente. Estes factores estarão a contribuir para a atitude positiva dos consumidores.

Os portugueses, em especial, apresentaram 15,8 pontos, em Março, relativamente às expectativas económicas, valor significativamente superior ao registado há um ano quando o indicador era de -2 pontos.

Quanto às expectativas de rendimento, o indicador chega aos 4,7 pontos, registando também um aumento relativamente ao ano anterior. A disposição para comprar poderá ter aumentado 6,6 pontos desde Dezembro, de acordo com a sondagem, o que representa o valor mais alto desde 2006.

O clima de consumo beneficia de um ambiente positivo na Europa Ocidental e Meridional enquanto na Europa Oriental é visível a desconfiança e um comportamento mais retraído.

Foram analisados 15 países e avaliada a evolução no primeiro trimestre de 2015.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Assista em directo à XVIII Conferência Human Resources
Automonitor
Futuro elétrico da Lexus chama-se LF-30 Concept