Portugueses apertam o cinto no regresso às aulas

escola_rsNeste regresso às aulas, e contrariando a “tendência de aumento de gastos que se vinha a constatar nos últimos anos”, as famílias portuguesas esperam gastar, em média, 509 euros, o que compara com os gastos médios de 525 euros no ano passado, conclui um estudo do Observador Cetelem.

De acordo com o estudo, a maioria dos inquiridos (36%) estima despender entre 250 e 500 euros, enquanto 26% pensa gastar até 250 euros e 12% prevê ficar entre os 500 e os 700 euros. “De notar que, comparativamente com o ano passado, a percentagem de famílias a gastar menos de 250 euros aumentou substancialmente dos 17% para os 26%”, sublinha o Observador Cetelem.

Quanto ao número de famílias que estimam gastar mais de 1500 euros em gastos relacionados com o regresso às aulas também cresceu – de 2 para 6% -, mas “continua a ser residual”, continua o estudo.

A categoria de vestuário e calçado é a que apresenta maior intenção de compra (80%), seguida de equipamento e artigos de desportos (64%) e outras depesas de educação excluindo material escolar (61%).

O estudo conclui ainda que 41% dos inquiridos opta por fazer as compras do regresso às aulas num único momento, enquanto 57% decide ir fazendo as compras ao longo do ano. As papelarias mantêm-se como o local privilegiado para adquirir o material escolar (92%), mas a internet é o canal em maior expansão, tendo aumentado de 12 para 22% no espaço de um ano.

O estudo revela ainda que a percentagem de pessoas que opta por pedir manuais escolares emprestados a amigos ou familiares (32%) ou por adquiri-los em segunda mão (23%) está a aumentar, enquanto há menos pessoas a optar por adquirir apenas livros novos (93%).

Ainda assim, ressalva o Observador Cetelem, “continua a ser baixa a intenção de constituir poupança para educação”. Com efeito, 13% dos inquiridos tem poupança educação e apenas 10% pondera constituir no futuro.

O estudo, realizado em colaboração com a Nielsen, resulta de um inquérito telefónico a 600 indivíduos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Automonitor
Maratonas condicionam trânsito em Lisboa (conheça as vias afetadas)