Portuguesa Oli cria torneira que poupa água do autoclismo

A Oli – Oliveira & irmão, empresa aveirense especializada no fabrico de autoclismos em plástico e componentes para autoclismos cerâmicos, desenvolveu uma torneira de bóia que permite poupar água dos autoclismos cerâmicos. “Ajudar os portugueses a reduzir a factura” da água ao final do mês, numa altura em que a necessidade de economizar se impõe, é o objectivo da proposta.

Azor Plus é o nome da torneira que, como adianta o Boas Notícias, poupa “até nove litros de água por dia, o que equivale a uma redução de água em 2%”. A poupança é potenciada por um sistema retardador da entrada de água no reservatório do autoclismo, que impede o desperdício no processo de descarga.

Como explica a Oli, a torneira não só é “ecológica” como “silenciosa e de fácil manutenção”. A aveirense define mesmo o produto como “versátil, com dimensões reduzidas, entrada lateral e inferior numa só torneira de bóia, sistema de fecho contra pressão, enchimento rápido e um funcionamento eficaz com qualquer pressão de rede”.

Esta não é a primeira inovação da Oli. A empresa foi, por exemplo, responsável pela invenção do autoclismo de dupla descarga, que permite uma poupança de água na ordem dos 50%.

Artigos relacionados