Portugal conquista oito prémios e volta a ser o país mais premiado nos World Tourism Film Awards

Notícias
Marketeer
05/12/2025
20:00
Notícias
Marketeer
05/12/2025
20:00


Partilhar

Portugal foi pela terceira vez consecutiva o país mais premiado dos World Tourism Film Awards, competição internacional organizada pelo Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo (CIFFT). Foram oito os prémios conquistados na 37.ª edição da iniciativa, que decorreu pela primeira vez em Portugal, entre os dias 4 e 5 de dezembro.

As distinções foram atribuídas durante a cerimónia em Guimarães, que revelou os Melhores Filmes de Turismo do Mundo nas cinco categorias de Serviços Turísticos, Produtos Turísticos, Promoção de País, Promoção de Região e Promoção de Cidade.

Entre os prémios conquistados por Portugal, destaca-se o primeiro lugar conseguido na categoria de Produtos Turísticos com “Portugal’s Unwritten Recipe”, do Turismo de Portugal. “Red Cherry”, do Município do Fundão, e “Speechless”, do Município de Manteigas, conseguiram ainda o terceiro e quinto lugar, respetivamente, na mesma categoria.

“Feel With Us”, da PortugalNTN, conquistou também um terceiro lugar na categoria de Serviços Turísticos, enquanto “Portugal is Art”, do Turismo de Portugal, arrecadou um quarto lugar na categoria de Promoção de País. Já “Be embraced“, do Município de Oleiros, ficou em quarto lugar na categoria de Promoção de Cidade enquanto na categoria de Promoção de Região, “Seen from the sky there is something that unites us”, da CIM Região Beiras e Serra da Estrela, conseguiu um quinto lugar.

Portugal assegurou também o CIFFT Tourism Press Award, um galardão especial atribuído por um painel internacional de jornalistas de viagens.

Além de Portugal, também a Alemanha, Áustria, Bósnia e Herzegovina, Butão, Colômbia, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Equador, Espanha, Indonésia, Japão, Montenegro, Polónia, Suécia e Suíça  estiveram entre os países premiados. No total foram 32 as produções distinguidas.

A edição de 2025 dos prémios marcou também a estreia dos GreenWorking Awards, desenvolvidos em parceria com a agência espanhola Normmal e com a participação da Organização Mundial do Turismo (OMT), distinguindo produções alinhadas com os princípios do turismo responsável. Espanha, Indonésia e Equador foram os candidatos premiados nesta primeira edição dedicada à sustentabilidade.

Alexander V. Kammel, diretor do CIFFT, sublinha que as produções distinguidas nesta edição “estão entre os exemplos mais eficazes de comunicação audiovisual turística da atualidade”. “Celebrar os World Tourism Film Awards em Guimarães e no Norte de Portugal foi particularmente significativo, não só pelo talento e profissionalismo premiados, mas também pela forma exemplar como o destino acolheu o evento. O sucesso desta edição confirma a vitalidade do setor e reforça o papel decisivo da criatividade e da inovação na promoção turística”, acrescenta, citado em comunicado.

Vencedores por categoria:

Serviços Turísticos

1.º lugar – NURI – The Secret of Nuri (Áustria)
1.º lugar – Centro Danza Matadero (Espanha)
2.º lugar – SWISS Connecting Cultures (Suíça)
3.º lugar – Feel With Us (PORTUGALNTN, Lda) 
3.º lugar – Hilton Kyoto (Japão)
4.º lugar – You do you (Espanha)
5.º lugar – You gotta see this! – Depot History Center (Polónia)

Produtos Turísticos:

1.º lugar – Portugal’s Unwritten Recipe (Turismo de Portugal) 
2.º lugar – Cando Volves? (Espanha)
3.º lugar – Red Cherry (Município do Fundão) 
4.º lugar – Slovenian Culture: A bonfire of creativity, art, and craft. (Eslovénia)
5.º lugar – Speechless (Município de Manteigas)

Promoção de País

1.º lugar – Falling for Autumn (Suíça)
2.º lugar – Uncover Your Wild Side (Montenegro)
3.º lugar – Visit the Original Sweden (Suécia)
4.º lugar – Portugal is Art (Turismo de Portugal) 
5.º lugar – Bhutan Believe (Butão)

Promoção de Região

1.º lugar – Discover La Guajira (Colômbia)
2.º lugar – Alps at their very best. Routine off. Relaxation on. (Áustria)
3.º lugar – The hills are (still) alive – On the tracks of The Sound of Music with Nicholas Hammond (Áustria)
4.º lugar – A Breathtaking Journey (Dinamarca)
5.º lugar – Seen from the sky there is something that unites us. (CIM Região Beiras e Serra da Estrela) 
5.º lugar – Would You Believe It? (Espanha)

Promoção de Cidade

1.º lugar – Conil, donde se abrazan tierra y mar (Espanha)
2.º lugar – Visit Sarajevo – Where Cultures Embrace (Bósnia e Herzegovina)
3.º lugar – Düsseldorf. More than a pitch (Alemanha)
4.º lugar – Be embraced. (Município de Oleiros) 
5.º lugar – Zagreb All-Inclusive (Croácia)

CIFFT Tourism Press Award

1.º lugar – Portugal’s Unwritten Recipe (Turismo de Portugal)

Greenworking Production

1.º lugar – Madre Tierra (Espanha)

Greenworking Message

1.º lugar – AMAN (Indonésia)

Greenworking Global

1.º lugar – La Guapa: Flavors with Purpose from the Forests of Mashpi (Equador)




Notícias Relacionadas

Ver Mais