Portugal é o 19º País com melhor reputação

portugal_2O estudo Country RepTrak 2013, promovido pelo Reputation Institute, coloca Portugal na mesma posição do ano passado. No entanto, consegue subir em todas as dimensões de reputação, permitindo que este ano seja considerado um país com reputação “Moderada”.

O Canadá é o país com melhor reputação no mundo, seguindo-se a Suécia e a Suíça. Os três países mantêm a mesma classificação do ano passado.

O Country RepTrak é um estudo anual que avalia os países mais reputados do mundo e determina os atributos que conduzem a opinião pública a apoiar mais um país do que outro. Realizado entre Janeiro e Março junto de um painel online, composto por 150 mil pessoas oriundas dos países do G8 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá), o Country RepTrak 2013 avalia a confiança, a admiração, o respeito e a afinidade de 50 países. Estes quatro elementos incluem ainda 16 atributos.

Este ano, Portugal consegue subir ligeiramente em todos os atributos, especialmente devido aos inquiridos de fora do País. Por exemplo, em relação à percepção sobre a eficiência governativa portuguesa, a imagem que os estrangeiros têm de Portugal é superior à dos portugueses. A imagem externa aumentou em quase todos os atributos, destacando-se o crescimento em cinco pontos percentuais sobre a percepção para fazer negócios no País. Só a percepção sobre a segurança no País desce – neste atributo, os portugueses têm melhor opinião que os estrangeiros. Por outro lado, os portugueses demonstraram uma pior opinião sobre a performance governativa, atingindo níveis muitas vezes inferiores aos registados em 2011.

Sobre o desenvolvimento económico em Portugal, a imagem externa melhorou em todos os níveis, destacando-se a subida significativa no atributo sobre “Marcas conhecidas” e a “Confiança da mão-de-obra”. A contribuição do País para a cultura global continua a ser o atributo mais alto. O desenvolvimento económico tem-se caracterizado por uma diferença grande entre a percepção interna e externa. Nos últimos anos, os portugueses têm tido melhor imagem do seu País do que os cidadãos de outros países. No entanto, o estudo deste ano demonstra que estes níveis desceram ligeiramente em relação a 2012, alguns deles abaixo dos registados em 2011.

A percepção sobre o ambiente natural e cultural em Portugal sobe ligeiramente entre os inquiridos a viver fora do País. À semelhança das outras dimensões, os portugueses diminuíram a sua percepção em relação à qualidade de vida em Portugal, mas continuam a ter uma melhor opinião que os inquiridos estrangeiros.

«A auto-avaliação dos portugueses acabou por penalizar o País. Se nos outros anos o crescimento da imagem interna se deveu ao reconhecimento dos portugueses no esforço feito para cumprir com as medidas de austeridade impostas pelo Governo em conjunto com a Troika, este ano parece que o estudo demonstra alguma desilusão, em contraste com a melhoria da imagem do País junto dos países estrangeiros», analisou Pedro Tavares, partner e CEO da OnStrategy, que representa o Reputation Institute em Portugal.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
CTO da Altice Portugal distinguido como «Inovador do Ano»
Automonitor
Vídeo: Mesa redonda da 2ª conferência do AUTOMONITOR