Portugal é o 15º mais competitivo no turismo mundial

Portugal encontra-se no 15º lugar no ranking mundial que revela os países mais competitivos no sector do turismo, uma subida relativamente ao 20º lugar que tinha ocupado na lista de 2013. Espanha, França e Alemanha ocupam os lugares cimeiros, seguidos pelos Estados Unidos da América, o único país não europeu nas primeiras cinco posições.

Os dados são do Global Travel & Tourism Competitiveness Index de 2015, elaborado pelo Fórum Económico Mundial, e que explora as fraquezas mas também as forças de cada país nas diferentes áreas do turismo avaliando questões como a segurança, qualidade dos transportes ou serviço de apoio ao turista.

Entre os vizinhos europeus, Portugal destaca-se por estar à frente da Grécia ou República Checa, destinos turísticos por excelência mas que não registam níveis elevados de competitividade.

Em algumas áreas chave como os recursos humanos e mercado laboral, o índice coloca Portugal na 18ª posição, logo depois da Alemanha. A Suíça é a vencedora no que à competitividade no trabalho diz respeito.

Em matéria de segurança, o turismo português chega ao décimo lugar, à frente da Suíça e atrás da Finlândia, Qatar e Emirados Árabes Unidos que alcançam as primeiras posições.

Em saúde e higiene, porém, Portugal fica-se pelo 35º lugar, com a Áustria, Alemanha e Lituânia a liderar.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Patrões portugueses são os menos instruídos da Europa
Automonitor
História: O dia em que o Papamóvel foi salvo