Portugal distinguido como a melhor marca turística da Europa
Portugal foi nomeado o melhor país europeu na promoção do turismo, na primeira edição dos Country Brand Awards. O País conquistou ainda o terceiro lugar a nível mundial, na mesma categoria, atrás dos Emirados Árabes Unidos e Austrália.
Divulgados pela agência especializada em country branding MARCO, os Country Brand Awards têm como objectivo reconhecer o trabalho de construção da marca-país face ao actual período de turbulência mundial. No ranking europeu, e na categoria de “Promoção do Turismo”, Portugal superou a concorrência de França (2.º lugar) e Itália (3.º lugar), sendo que «a gestão da crise de COVID-19 foi um factor importante na votação dos jurados», salienta a organização.
«É com particular orgulho que vemos o trabalho do Turismo de Portugal reconhecido no estrangeiro, especialmente neste ano excepcional. Face aos impedimentos que têm afectado a nossa indústria, o Turismo de Portugal tem implementado, desde o início, medidas para minimizar o impacto da redução temporária dos níveis de procura no turismo, apostando numa promoção ajustada ao momento, em acções pontuais em diversos mercados e, sobretudo, procurando reforçar a confiança no destino», afirma Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal.
Os Country Brand Awards baseiam-se num sistema de votações no qual os países são avaliados em três categorias: a capacidade de gerar marca económica (que inclui a atracção de investimento, o fomento das exportações e a atracção de talento); a construção da marca turística (capacidade de atrair turistas e gerar movimentação económica); e a gestão da crise de COVID-19.
A avaliação do júri – composto por profissionais do mundo da Comunicação e presidido por Didier Lagae, CEO da MARCO – decorreu durante os meses de Setembro e Outubro, e teve em consideração as campanhas de promoção turística dos últimos três anos e a gestão sanitária da COVID-19 durante a primeira vaga.
Em relação aos resultados por continentes, e numa escala de zero a 10, Portugal (7,37) foi o país premiado com a primeira posição na Europa, seguido por França (7,25) e Itália (7,12). Na Ásia, Médio Oriente e Oceania, o Dubai (7,75) também lidera, à frente da Austrália (7,5) e Nova Zelândia (7,25). Já o Quénia (6,37) foi o vencedor do continente africano, enquanto Marrocos (6,25) e Egipto (5,62) ocupam as segundas e terceiras posições, respectivamente. Por último, no continente americano, o Canadá (5,75) foi premiado com o primeiro lugar, seguido pela Colômbia (5,5) e Chile (5,37) e Argentina (5,37), empatados na terceira posição.