Portugal está entre os 11 países europeus analisados no último relatório, The State of Grocery Retail 2025, preparado pela consultoria McKinsey e pela associação comercial europeia Eurocommerce. De acordo com a análise, o país segue tendências comuns ao sul da Europa, com algumas especificidades.
Segundo o estudo, o setor de distribuição de alimentos em Portugal registou um crescimento de 3,5% em 2024, acima dos 2,4% da média europeia e dos 1,8% de Espanha. O crescimento português equipara-se à Bélgica e Reino Unido estando apenas abaixo do da Polónia de 8,7%.
Quanto ao volume de vendas, Portugal recuou –1,2%, em sentido contrário à média europeia de 0,2%.
De acordo com o relatório, “2024 foi principalmente um período de estabilização para o setor alimentar europeu, com o primeiro
sinais de recuperação em alguns mercados”, ainda que se tivesse mantido como “um ano desafiante para mercearias europeias”.
“As vendas de alimentos cresceram 2,4% na Europa, um pouco acima do taxa de inflação dos preços dos alimentos de 2,3%”, acrescenta o mesmo documento.
Quanto ao futuro, a análise aponta para que “a recuperação ganhe impulso” com os “CEO do retalho alimentar na Europa ligeiramente mais optimistas do que no ano passado”.