Porsche é a marca de luxo mais valiosa do mundo pelo oitavo ano consecutivo. Chanel ultrapassa Louis Vuitton

Notícias
Lídia Belourico
22/05/2025
11:37
Notícias
Lídia Belourico
22/05/2025
11:37
Partilhar

A Porsche continua a ser a marca de luxo e premium mais valiosa do mundo. Este é o oitavo ano consecutivo em que a marca alcança este patamar, com um valor de marca de 41,1 mil milhões de dólares, e de acordo com um novo relatório da Brand Finance, a consultora líder mundial em avaliação de marcas.

A Porsche mantém o primeiro lugar apesar de uma queda de 5% no valor da marca, que a Brand Finance atribui à procura mais fraca na China e na Europa, impactando o desempenho global.

No entanto, a pesquisa da Brand Finance mostra que a marca obteve uma pontuação elevada de 9,3 em 10 na aceitação de preços, refletindo uma forte vontade do consumidor em pagar mais pelos seus produtos.

Isto está alinhado com a estratégia de longo prazo da Porsche de priorizar o valor em vez do volume de vendas. A pesquisa da Brand Finance também destaca classificações elevadas de fiabilidade (9,6) e reputação (9,7) a nível global, afirmando a sua posição duradoura como líder no mercado automóvel de luxo.

A Chanel ultrapassou a Louis Vuitton e tornou-se a segunda marca de luxo e premium mais valiosa do mundo, após um aumento de 45% no valor da marca, para 37,9 mil milhões de dólares. Isto também faz dela a marca que mais cresce no ranking.

Henry Farr, Diretor de Avaliação da Brand Finance, comentou: “De 2019 a 2024, o setor de luxo e premium viveu um período de forte criação de valor, com o valor de marca das 50 maiores marcas do mundo a crescer 43%. Para 2025, este impulso manteve-se, atingindo o recorde de 317 mil milhões de dólares. Dito isto, o setor está a mudar. A expectativa é que o crescimento abrande, e as marcas têm agora de navegar pelas mudanças nas preferências dos consumidores, dando prioridade a experiências premium, como viagens e momentos sociais significativos, em detrimento dos bens materiais. A era dos aumentos de preços fáceis, graças à procura persistente, terminou, e as marcas de luxo precisam de evoluir para se manterem relevantes.”

Em 2025, a Dior subiu três posições no ranking de força da marca para se tornar a marca de luxo e premium mais forte, com uma pontuação BSI de 93,5 em 100. A pontuação da Dior também a impulsionou para a lista das 10 marcas globais mais fortes entre as 500 marcas mais valiosas do mundo para 2025.


Notícias Relacionadas

Ver Mais