Por um mundo mais justo, uma pizza a seguir à outra

Fixe este nome: Craveiral Pizzeria Com Vida by In Bocca al Lupo. Da vontade de fazer diferente de três grupos de pessoas nasceu um projecto que bem podia servir de inspiração para muitos outros.

Foi há pouco mais de um ano, quando o Craveiral ainda dava os seus primeiros passos na arte de bem receber que foi visitado por uma das fundadoras da Associação VilacomVida. Em conversa com Pedro Franca Pinto, fundador do Craveiral, Filipa Pinto Coelho falou-lhe da importância da empregabilidade de pessoas com défice cognitivo para a sua independência. Foi o que bastou para juntos começarem a desenhar todo um projecto para incluir estas pessoas no grupo de funcionários na nova unidade hoteleira a poucos minutos de São Teotónio.

Agora, pouco mais de um ano volvido da conversa inicial, nasce a Craveiral Pizzeria Com Vida by In Bocca al Lupo e o seu primeiro funcionário com défice cognitivo apresenta-se ao serviço.

Voltando um pouco atrás, reunidos que estavam dois dos intervenientes na nova aposta, havia ainda que encontrar o parceiro certo ao nível de gastronomia. Depois de dormir sob o assunto, Pedro lembrou-se de um projecto norte-americano sobre o qual tinha lido e lançou a proposta: porque não abrirem uma pizzaria dentro do Craveiral que criasse postos de trabalho a jovens-adultos da região com perturbação ligeira do desenvolvimento intelectual, mas com suficiente grau de autonomia… Faltava apenas encontrar o parceiro certo que desse formação aos novos funcionários e ajudasse a criar um menu especial que respeitasse os princípios gastronómicos do Craveiral – que tem na sazonalidade e nos produtos da região os seus fios condutores. Pedro Franca Pinto tinha o hábito de frequentar a pizzaria biológica In Bocca Al Lupo, junto à Praça das Flores (Lisboa). E o que ouviu da fundadora do espaço foi um redondo sim. Estava reunido o trio certo que tinha em comum a vontade de tornar o mundo um sítio um bocadinho mais justo e melhor para todos. «Um encontro feliz entre pessoas que têm filosofias semelhantes», comenta Ágata Mandillo.

Depois, foi uma questão da Associação VilacomVida fazer a ponte com a APCO – Associação de Paralisia Cerebral de Odemira, tendo sido seleccionadas três pessoas para trabalharem no projecto. E o primeiro – o Pedro -, depois de ter recebido formação específica está já a trabalhar em pleno na preparação, finalização e serviço de mesa do menu de pizzas. Em função do seu desempenho, estes profissionais poderão no futuro ficar responsáveis pelas manobras do forno a lenha e a equipa, dessa forma, ser alargada a mais elementos.

Pelo caminho, fizeram a candidatura do projecto a um fundo europeu. «A candidatura foi chumbada, mas o Pedro sempre disse que mesmo que chumbasse avançava», conta Filipa Pinto Coelho. E a verdade é que avançaram mesmo.

A Craveiral Pizzeria com Vida by In Bocca Al Lupo funciona tanto ao almoço como ao jantar (de quarta-feira a domingo) e tem à disposição dos visitantes seis pizzas, cujas receitas misturam produtos locais e biológicos, uns retirados da horta do Craveiral, outros comprados a pequenos produtores locais (de que são exemplo a Queijaria do Mira, Evangelista Oliveira – Enchidos Tradicionais da Serra de Monchique, etc). Por cada pizza vendida, €1 é doado à Associação VilacomVida.

Texto de Maria João Lima

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Airbus vai ter open day. Há 90 vagas para fábrica portuguesa
Automonitor
Nissan LEAF em modo drift