Pink October: Marcas pintam-se de rosa para apoiar a luta contra o cancro da mama

SaúdeNotícias
Daniel Almeida
07/10/2025
11:55
SaúdeNotícias
Daniel Almeida
07/10/2025
11:55


Partilhar

Outubro é o mês internacional da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama. Este ano, várias marcas e instituições voltam a associar-se ao movimento Outubro Rosa, realçando a importância da sensibilização e do apoio contínuo à prevenção e ao tratamento da doença.

Desde lenços a concertos solidários, passando por ciclos de conversas e leilões cujas receitas revertem para associações que contribuem para o combate à doença e para a investigação nesta áerea, muitas são as entidades que se associam a este movimento, através de acções que serão desenroladas ao longo de todo o mês. E, este ano, são três as datas a reter: o Dia Mundial do Cancro da Mama Metastático (dia 13), o Dia Europeu da Saúde da Mama (dia 15) e o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama (dia 30).

Como lembra a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), o cancro da mama é a principal causa de morte por cancro entre as mulheres em Portugal. Todos os anos, surgem cerca de 9.000 novos casos e mais de 2.000 mulheres morrem com esta doença, segundo os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde, referentes a 2022.

Arena Liga Portugal

Como forma simbólica de sensibilização, a Arena Liga Portugal, casa do Futebol Profissional, no Porto, ilumina-se de rosa, através do led exterior do edifício, transmitindo uma mensagem de sensibilização que irá prolongar-se durante todo o mês: “Previne o cancro da mama. Faz o rastreio”. Esta acção tem como principais objectivos incentivar a detecção precoce da doença, através do autoexame, de exames clínicos regulares e da mamografia.

AstraZeneca

“Falamos sobre Cancro da Mama em comunidade” é o mote para a 2.ª edição do Dia C, um evento que junta a empresa farmacêutica a especialistas, associações de doentes e marcas de cuidado oncológico num espaço de diálogo sobre cancro da mama. O evento decorrerá no dia 11 na sede da AstraZeneca, em Barcarena, e será transmitido online, sendo de incrição gratuita. Além disso, será promovido um mercadinho, onde estarão presentes marcas e projectos que oferecem produtos e serviços pensados para apoiar estas mulheres na sua jornada.

AXN White

“Family Talks: Luta Rosa, Pensa Rosa” é, pelo quinto ano consecutivo, o mote da campanha do AXN White que, este ano, tem como embaixadoras Bárbara Guimarães, a Tia Cátia e Joana Cruz. Além disso, o canal vai organizar um leilão solidário, onde um grupo de artistas vai doar várias peças únicas, revertendo os fundos angariados a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. O evento decorrerá no próximo dia 28 no restaurante Acosta by Oliver, em Lisboa, e contará com nomes como Diogo Navarro (pintor), Miguel Leite (costureiro) e Eugénio Campos (joalheiro).

ghd

A marca especializada em ferramentas de styling associa-se ao Outubro Rosa com o lançamento da colecção solidária Pink Sorbet, composta por cinco ferramentas com uma cor “suave, minimalista e ao mesmo tempo impactante, que transmite calma e confiança”. Por cada equipamento vendido, serão doados 10 euros à Associação FERO, que apoia mulheres que enfrentam a doença.

Head Spa Portugal

O centro de bem-estar lança o programa Onco Head Spa, pensado para pessoas em tratamento oncológico ou que já o tenham concluído. A terapia tem a duração de 45 minutos e inclui massagens à cabeça, rosto, pescoço, ombros, braços e mãos, realizadas com “movimentos suaves e lentos que ajudam a libertar tensões, reduzir os níveis de stress e ansiedade e estimular as hormonas do bem-estar”. Está disponível em exclusivo no Head Spa Portugal de Almada.

Hard Rock Cafe Lisboa

Durante todo o mês de Outubro, o espaço vai promover um conjunto de iniciativas para apoiar a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). O destaque vai para o concerto solidário de Soraia Ramos, no dia 12, cujas receitas serão doadas à integralmente à associação – os bilhetes terão um custo de 8 euros –, mas haverá também as Pink Awareness Talks (um painel de conversas inspiradoras) e merchandising solidário – neste caso, com as receitas a reverter para a Hard Rock Heals Foundation.

LPCC

Este ano, a campanha de Outubro Rosa da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) destaca o papel fundamental da actividade física na luta contra o cancro da mama, permitindo reduzir até 20% o risco de desenvolver cancro, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida durante e após os tratamentos. Além disso, a associação lembra que, este ano, o programa de rastreio foi alargado a mulheres dos 45 aos 74 anos. O rastreio é gratuito e realizado por mamografia em unidades móveis ou fixas.

LPCC-NRS

O Núcleo Regional do Sul da da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRS) promove um concerto solidário da cantora e actriz Anabela, que decorrerá no próximo dia 11 no Teatro Thalia, em Lisboa. “Um concerto que assume um significado especial, uma vez que Anabela enfrentou, com coragem e determinação, um diagnóstico de cancro da mama. A sua participação é, por isso, um testemunho inspirador de superação e esperança”, frisa a LPCC.

MAR Shopping Matosinhos

Entre os próximos dias 21 a 25, o centro comercial promove o Circuito Rosa, uma iniciativa que contará com vários momentos interactivos, testemunhos reais, actividades infantis, iniciativas de bem-estar e encontros com especialistas, numa semana que pretende ser de “consciencialização, partilha e inspiração”. O destaque vai para a Corrida Nocturna Edição Especial Outubro Rosa, que decorrerá no dia 25, pelas 23h30, sendo que o valor das inscrições será doado à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

MO

Há objectos que se tornam símbolos de esperança e o lenço rosa da MO é um deles. No âmbito da 7.ª edição da campanha do Movimento Rosa, a marca de moda lança um novo lenço solidário, desta feita com um padrão que visa “transmitir força e esperança, com um símbolo gráfico em forma de olho – um apelo visual à importância da vigilância e do rastreio”. O artigo já está disponível por 4,99 euros, sendo que as vendas revertem a favor do IPO-Porto. No ano passado, a iniciativa angariou mais de 59 mil euros.

Novex

A marca brasileira de produtos para o cabelo vai destinar 10% do valor de todas as vendas realizadas na sua plataforma de e-Commerce ao longo deste mês à Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro de Mama (APAMCM). Além disso, lança a campanha “O que te toca?”, que mostra uma mensagem de “carinho, acolhimento, consciencialização, informação e, sobretudo, de inspiração, mostrando a importância do autocuidado nestes momentos difíceis.”

ONE

A marca portuguesa de relógios e acessórios lançou a colecção especial e solidária Outubro Rosa, que inclui seis peças que foram escolhidas “pelo seu simbolismo e delicadeza, representando força, luz e esperança”. A colecção é composta por um colar, brincos, uma pulseira, dois pendentes e uma conta, sendo que 25% dos lucros serão doados à Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAMCM).

Primark

“Estamos contigo” é o mote da campanha da Primark que, pelo segundo ano consecutivo, compromete-se a doar 50 mil euros à Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAMCM). Além disso, a marca lançou nas lojas a nova colecção de sensibilização para a doença, composta por 49 peças, incluindo sutiãs pós-cirúrgicos, novas próteses mamárias e bolsas pós-cirurgia, disponíveis durante todo o ano. A colecção divide-se entre uma gama pós-cirurgia e uma gama solidária.

Sheraton Cascais Resort

O resort na Quinta da Marinha abre as suas portas no dia 29 para uma conversa “aberta e inspiradora” sobre o cancro da mama, que contará com a presença da locutora Joana Cruz, Joana Gonçalves, autora de “O Cancro é uma Merda”, e Marta Pojo, da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). Antes, no dia 10, vai promover a Pink Walk, uma caminhada solidária a favor da LPCC. Além disso, durante todo o mês, vai desenvolver uma campanha de angariação de fundos, com a venda de pins (1 euro) e t-shirts (5 euros), cujas receitas revertem na totalidade para a mesma entidade.

Texto de Daniel Almeida

*O jornalista escreve segundo o Antigo Acordo Ortográfico




Notícias Relacionadas

Ver Mais