Pet Hotel do Jardim Zoológico: Um hotel que não faz espécie

Embora nem todos o saibam, no Jardim Zoológico existe um hotel para animais de estimação. É, igualmente, um espaço onde se podem realizar actividades para crianças, apadrinhamento dos animais e, ainda, um hotel para animais de estimação. Tendo como principal mote “cuidamos de tudo para que ele se sinta em casa”, o Pet Hotel do Jardim Zoológico dispõe de serviços e cuidados de alta qualidade, não só para os tradicionais animais de companhia de quatro patas, mas também para roedores, peixes, aves e répteis, assente no compromisso de proporcionar um ambiente familiar e seguro durante a ausência dos seus donos.

Este hotel foi criado em 2012, tendo sido as instalações projectadas com um grande foco na segurança e no conforto e dividem-se em diferentes unidades de alojamento adaptadas às necessidades de cada espécie.

No caso dos cães, os quartos variam até 12 metros quadrados, têm piso em tapete de borracha, aquecimento, cama e mantas. Ao longo do dia, para além destes patudos poderem usufruir do pátio da respectiva box, estão ainda contemplados dois passeios higiénicos (durante cerca de 30 minutos) num parque amplo exterior, com árvores e estruturas lúdicas, onde podem correr e socializar e, outro indoor, caso o tempo não esteja favorável.

Já os quartos dos gatos apresentam, igualmente, todas as comodidades. Têm 2 metros quadrados e estão equipados com arranhadores, ninhos e prateleiras, para além de luzes de aquecimento, mantas e uma caixa de areia.

Para os restantes animais, o Pet Hotel dispõe de boxes específicas que respondem às necessidades de cada espécie – gaiolas para aves, terrários para répteis, aquários para peixes e gaiolas para roedores –, todos eles adaptados, em tamanho e conteúdo, aos animais que acolhem. Esta variedade de condições adaptadas a cada espécie permite que o Pet Hotel seja uma opção para os donos de qualquer animal num período de ausência.

No que diz respeito à alimentação, caso haja preferência ou algum tipo de restrição, o cliente poderá levar aquela a que o seu pet está habituado. De qualquer forma, o Pet Hotel tem ração premium incluída na estadia.

Tal como num alojamento convencional, também no Pet Hotel é indispensável a reserva e alguns critérios de admissão, tais como o boletim de vacinas actualizado (por exemplo, com a tosse do canil no caso dos cães e a da herpesvirose respiratória, no que toca a felinos), desparasitações e microchip. Para além disso, a hospedagem de cães de raças potencialmente perigosas está condicionada à apresentação de toda a documentação legal que é obrigatória, bem como o respectivo seguro de responsabilidade civil.

TENDÊNCIAS EM CRESCIMENTO

Quando se fala em animais de estimação, automaticamente pensamos em cães e gatos, e é inegável que estes são os membros mais tradicionais em muitas famílias.

Mas, cada vez mais, a tendência é mais abrangente e, para além dos canídeos e felinos, já é bastante comum ter um lagarto, um hamster ou uma caturra como pet de eleição.

Aqui, surge a inevitável questão: em caso de ausência, quais as opções disponíveis para hospedar estes animais considerados mais exóticos?

De forma a dar resposta a esta necessidade, a estratégia do Pet Hotel do Jardim Zoológico passa por oferecer a melhor oferta de serviços de alojamento e pet care, tornando-se assim no único hotel de Lisboa que recebe outras espécies, para além dos habituais bichos de quatro patas.

Esta ambição é possível de concretizar através não só das instalações, projectadas para acolher as mais variadas espécies, com a disponibilização de todas as comodidades necessárias ao bem-estar do animal, mas também o manifesto know-how dos tratadores, altamente qualificados para cuidar de todo o tipo de animais.

EXPERTISE EM PET CARE

Cada vez mais, os donos procuram o melhor para o seu animal de estimação, tornando-se consumidores bastante exigentes, tanto em relação às instalações onde os deixam nas suas férias ou ausências de trabalho, mas, principalmente, no que toca às mãos que vão cuidar deles.

Nesse sentido, a equipa do Pet Hotel do Jardim Zoológico garante um atendimento de excelência – para além do gosto inato por animais, o vasto conhecimento e experiência adquiridos ao longo dos anos nesta área fazem com que a estadia destes pets seja o mais agradável e, ao mesmo tempo, o mais familiar possível.

Embora o Pet Hotel não receba animais doentes, caso um animal sofra de alguma patologia e tenha a prescrição médica de algum medicamento, o Pet Hotel garante a administração do mesmo. Os medicamentos e as instruções quanto à toma, de acordo com a prescrição, deverão ser fornecidos pelo tutor aquando do check-in.

LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA

Segundo um estudo da Deco Proteste, a maioria dos hotéis para animais de estimação encontra-se no litoral do País, sendo Lisboa e o Porto os distritos com maior oferta deste tipo de serviço. Contudo, grande parte da oferta localiza-se em concelhos adjacentes aos centros urbanos, o que nem sempre facilita o acesso, dado não se encontrarem dentro das cidades.

Já o Pet Hotel do Jardim Zoológico encontra-se no centro da capital, em Sete Rios, uma zona conveniente da cidade. Esta acessibilidade torna a vida mais fácil aos donos dos animais, tanto na hora de deixar os seus amigos, como quando os vão recolher de volta a casa.

Os visitantes do Jardim Zoológico dispõem de um desconto no acesso ao Pet Hotel. Para além disso, dado que o hotel se encontra dentro do próprio parque, a necessidade de alojar o animal de estimação poderá ser um pretexto perfeito para um programa, tanto pedagógico como lúdico, em família.

O Jardim Zoológico assume-se como um parque zoológico e botânico de excelência e um centro de conservação de espécies vulneráveis e ameaçadas de extinção. A investigação científica, os programas de enriquecimento ambiental, e a educação para a conservação, em conjunto, são determinantes para a missão da instituição.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Animais de estimação”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 319) da Marketeer.

Artigos relacionados