Pestana CR7, para deixar marca

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Funchal (Porto de Cruzeiros) e Lisboa (Baixa) foram os destinos de abertura escolhidos para a marca Pestana CR7 Lifestyle Hotels. Localizações icónicas e de reconhecida sustentabilidade no sector turístico, como refere em entrevista José Roquette, Chief Development Officer do Pestana Hotel Group.

Como surgiu o conceito Pestana CR7?

Surgiu da necessidade de criar uma nova marca que viesse completar a oferta de produtos, trazendo à gama de 4 estrelas um conceito mais moderno e informal, em que o design contemporâneo se liga à tecnologia. Isto, para competir no segmento dos hotéis boutique/lifestyle. Naturalmente que a geração millennial é um alvo prioritário, mas a marca pretende ir muito além desse segmento.

De que forma se desenvolve a parceria?

De origem comum (a ilha da Madeira), Dionísio Pestana e Cristiano Ronaldo assumem que a base do projecto nasceu da grande empatia e confiança mútuas. A sociedade é detida em partes iguais, mas cabe ao Pestana Hotel Group a gestão operacional do negócio.

De que forma este é distinto do conceito tradicional do Pestana?

O conceito dos 4 estrelas tradicionais sempre esteve mais focado nos resorts. Assim, para o segmento dos hotéis urbanos, sentimos a necessidade de inovar, indo ao encontro da tendência mundial seguida por todas as cadeias internacionais. Estes hotéis baseiam-se em estadias com experiências, o que se verifica logo a partir do momento em que se entra. As áreas públicas apresentam-se mais informais, numa versão de open space, contemporâneas, multifuncionais e descontraídas.

Wi-Fi de última geração, gratuita, ecrãs HD e música preenchem, ainda, este ambiente. É aqui que se encontra também o CR7 Corner, um Sports Bar e o restaurante do hotel. O espaço é comum a todos os hotéis da marca Pestana CR7 Lifestyle Hotels. Para além disso, os hotéis disponibilizam também programas dedicados ao bem-estar. Os adeptos de novas tecnologias e do digital encontram aqui várias experiências tecnológicas, como o Mobile Key, aplicação para as aberturas das portas dos quartos.

Estes, com apontamentos de cor e luz personalizáveis, estão equipados com Apple TV e, nas Suítes CR7, ainda é possível aos hóspedes divertirem-se com uma Sony PS4. As equipas contam com colaboradores jovens, que são designados como “embaixadores’, permanentemente disponíveis. Encorajamos a contratação de staff com outras origens que não a hotelaria e pretendemos uma relação mais informal entre o staff e os clientes.

Como caracteriza o hotel do Funchal?

Com uma localização ímpar, no Porto do Funchal, é um lifestyle hotel de design contemporâneo. No rooftop tem à disposição uma infinity pool, um ginásio ao ar livre e um bar, que se torna o local ideal para apreciar a magnífica vista sobre o mar e a baía do Funchal. Na carta do CR7 Corner, o restaurante do hotel, conjugam-se tendências foodie globais com os melhores produtos regionais. É de salientar ainda que, recentemente, o Pestana CR7 Funchal foi premiado nos Óscares do Turismo Mundial – World Travel Awards, como o Melhor Hotel Boutique e Melhor Hotel Lifestyle de Portugal.

Há alguma especificidade nesta unidade pelo facto de estar localizada na Madeira, terra natal de Cristiano Ronaldo?

Foi o pontapé de saída para o primeiro hotel da marca, cuja localização é simbólica SUD Terrazza para os líderes deste projecto. Para os verdadeiros fãs de Ronaldo, há várias descobertas a fazer, não só a nível de equipamentos desportivos assinados pelo craque, de fotografias do seu percurso, de uma banda desenhada com os principais momentos da sua carreira desportiva, mas também do Museu CR7, da praça com o seu nome, onde se ergue a sua estátua, ao lado do hotel.

O que é e como se desenvolve o programa CR7 Get in Shape?

É um programa inovador, direccionado para quem quer manter a forma, enquanto hóspede de um Pestana CR7, sem ter de recorrer à ajuda de personal trainers. O conceito deste programa foi desenhado para ser praticado no quarto (para quem quer um treino localizado), ou no ginásio (para gastar mais calorias). Para os praticantes de jogging, há um percurso aconselhado de vários níveis, pela cidade.

É a tecnologia de última geração que equipa o Pestana CR7 Lisboa o seu factor mais distintivo?

Desde a sua abertura que o hotel se tem posicionado como hub de inovação, sendo mesmo palco de alguns projectos piloto. Destaca-se o Mobile Key, onde o cliente, através do seu telemóvel, já pode fazer check-in autonomamente e aceder ao seu quarto durante toda a estadia. Além de inovador, este conceito permite também incentivar à substituição das tradicionais chaves de plástico, uma das medidas em implementação no âmbito do programa “Say No To Plastic@Pestana Hotel Group”, cujo objectivo é a diminuição em 50% dos plásticos não-reutilizáveis.

Uma vez testada a viabilidade destas inovações no Pestana CR7 Lisboa, as ideias são replicadas em hotéis do grupo. Outro projecto de sucesso é o GuestU, um telemóvel disponível em todos os quartos do Pestana CR7 Lisboa, para utilização gratuita dos clientes. O sistema do telemóvel inclui internet e um pacote de chamadas (incluindo chamadas in ternacionais), acesso às próprias aplicações das redes sociais e uma aplicação de concierge digital, com sugestões para a descoberta da cidade de Lisboa.

O que é o conceito SO-ME-MO?

SOcial MEdia MObile no Pestana CR7 Lifestyle Hotels consiste na comunicação directa com os hóspedes, antes, durante e após a estadia, através dos canais das redes sociais. As redes sociais são uma forte componente da marca, onde já chegámos a 431k seguidores no Instagram e 141k no Facebook.

Por que escolheram aquela localização?

Este é um dos factores de sucesso do Pestana Hotel Group. O Pestana CR7 Lisboa não foi excepção. A capital do País era um destino óbvio para a abertura de um hotel desta marca, dada a atractividade do destino e acentuado crescimento do seu turismo. Localizado na Baixa pombalina, todos os serviços foram pensados para os clientes tirarem o máximo partido da estadia na cidade. Entre estes, contam-se sugestões de jogging tracks, programas Get in Shape, ou passeios nos tuk-tuks personalizados do hotel, algumas das sugestões dos “embaixadores”.

A marca expande-se agora para fora do território nacional. Qual o motivo que levou a esta internacionalização?

O objectivo da marca Pestana CR7 Lifestyle Hotels é chegar aos quatro cantos do mundo, através de uma permanente inovação e internacionalização que, desde sempre, caracteriza o Pestana Hotel Group.

Que balanço fazem da operação Pestana CR7 até ao momento?

O balanço é muito positivo. Existe uma sintonia total no que diz respeito ao desenvolvimento da marca e ao seu crescimento internacional. O nosso parceiro tem um acompanhamento da gestão muito satisfatório e colabora em tudo o que passa pela visibilidade global da marca, através das redes sociais.

Será Portugal futuramente contemplado com mais um Pestana CR7?

Nova Iorque, Madrid, Marraquexe e Paris são os próximos destinos já anunciados e que se vêm juntar ao Pestana CR7 Funchal e Pestana CR7 Lisboa. Há, no entanto, várias outras oportunidades em estudo que, acreditamos, nos levarão a chegar aos 10 hotéis desta marca. Em breve podemos ter algumas novidades.

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