Pessoas acima dos 65 são as que mais partilham fake news

Notícias
Marketeer
10/01/2019
10:19
Notícias
Marketeer
10/01/2019
10:19
computer computador velho senior
Partilhar

Independentemente da classe social, formação, género, idade ou etnia, os cidadãos mais velhos são os que mais partilham notícias falsas (fake news) no Facebook – pelo menos nos Estados Unidos da América (EUA). Um estudo de investigadores das universidades de New York e Princeton, reportado pelo The Verge, indica que os norte-americanos acima dos 65 anos são os mais impactados por este tipo de conteúdos.

Partindo de uma experiência em que participaram 3500 pessoas, os investigadores verificaram que 11% dos utilizadores do Facebook com mais de 65 anos partilharam uma notícia falsa versus apenas 3% dos utilizadores entre os 18 e os 29 anos.

Andrew Guess, cientista política da Universidade de Princeton, sublinha que o facto de os utilizadores mais velhos serem os que mais partilham notícias falsas não é surpreendente. Porém, não estavam à espera de que esta fosse uma tendência transversal a todas as pessoas com mais de 65 anos: não se trata de um problema ligado a militantes de determinado partido com determinadas ideologias.

Quanto a possíveis justificações, são apontadas duas: a primeira está relacionada com o facto de utilizadores mais velhos não terem crescido com a internet e de, por isso, não terem a literacia digital necessária; a segunda parte da noção de que as faculdades cognitivas vão declinando à medida que vamos envelhecendo.


Notícias Relacionadas

Ver Mais