Quando se termina uma transação, o sistema pode manter a sessão ativa durante alguns segundos. E, se alguém mal intencionado estiver por perto, pode aproveitar para realizar operações na sua conta.

Por isso, se, no fim da operação, premir em “Cancelar”, o sistema anula qualquer possibilidade de acesso indevido por terceiros

A recomendação é feita por diversas entidades bancárias e ganha, cada vez mais relevância, ou não estivessem a aumentar os crimes relacionados com multibancos.

Mas há mais. Não são raras as pessoas que, no fim das operações no multibanco pedem a impressão de um recibo. Ora, esses papéis, são muitas vezes deitados no lixo ou ficam perdidos nos bolsos, podem conter dados confidenciais, como partes do número do cartão ou o saldo da conta.

Hoje em dia, os bancos têm aplicações seguras e super completas, onde é possível consultar os teus movimentos e o saldo em tempo real, sem recorrer a impressões em papel.

Atente nas seguintes dicas para fazer sempre que se dirigir ao multibanco para levantar dinheiro:

  • Desconfie sempre da simpatia de quem está por perto, ou de alguém que surge de repente;
  • Tape o teclado com uma mão quando digitar o PIN;
  • Se o multibanco ficar com o cartão ou apresentar um comportamento estranho, carregue em “Cancelar” e contacte de imediato a instituição bancária;
  • Depois de levantar o dinheiro, evite andar sozinho