Pandemia aumentou o risco reputacional

Num ano devastador para o sector do Turismo, Portugal foi eleito a melhor marca turística da Europa e a terceira a nível mundial, nos Country Brand Awards. Um bom prenúncio para a fase pós-pandémica?

Texto de Daniel Almeida

Portugal foi nomeado o melhor país europeu na promoção do Turismo, na primeira edição dos Country Brand Awards. Com uma pontuação de 7,37 (numa escala de 0 a 10), o País conquistou ainda o terceiro lugar a nível mundial, na mesma categoria, atrás dos Emirados Árabes Unidos e Austrália. Foi ainda galardoado como segunda melhor marca-país da Europa, tendo obtido uma pontuação de 6,78. Divulgados pela agência especializada em country branding MARCO, os Country Brand Awards têm como objectivo reconhecer o trabalho de construção da marca-país face ao actual período de turbulência mundial.

Didier Lagae, CEO da MARCO, aborda os desafios que os países enfrentam nas suas estratégias de country branding e promoção turística, numa altura em que a pandemia coloca, mais do que nunca, em causa a reputação das marcas-país. «Nunca vimos, na era moderna, um nível tão alto de destruição da reputação em países ou marcas que não geriram a pandemia de forma adequada», garante.

Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Janeiro de 2021 da revista Marketeer.

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