Ovos Moles de Aveiro movimentam milhões por ano

Mais de cinco milhões de euros. É quanto a produção dos Ovos Moles de Aveiro movimenta todos os anos, empregando actualmente 350 pessoas. Os dados foram avançados por José Francisco Silva, presidente da Associação de Produtores de Ovos Moles de Aveiro (APOMA), citado pelo portal Boas Notícias.

O responsável pela APOMA garantiu que já se produzem «centenas de toneladas de Ovos Moles» certificados. O anúncio foi feito na cerimónia de assinatura de um protocolo de parceria com a Região Turismo Centro Portugal, que tem por objectivo reforçar a divulgação daquele doce. Além da realização conjunta de um evento anual, o acordo assinado entre as duas entidades prevê que a Região de Turismo divulgue material promocional dos Ovos Moles de Aveiro nos certames e acções de comunicação em que participe, vinculando a aquisição exclusiva de ovos moles certificados.

A APOMA, por sua vez, concede um desconto de 20% em todas as encomendas efectuadas pela Turismo Centro Portugal, comprometendo-se a oferecer o doce conventual para provas do produto.

Pedro Machado, presidente da Turismo Centro Portugal, destacou a importância de «valorizar a gastronomia que diferencia a oferta turística da região». O responsável reconheceu ainda que «há poucos produtos no País com a notoriedade dos ovos moles, mesmo entre a doçaria conventual».

Nesse sentido, reforça, justifica-se a organização de «um grande evento em torno da narrativa dos ovos moles». A acção será inscrita no orçamento do próximo ano da Região de Turismo, em que os ovos moles serão protagonistas e onde será explicado o percurso da sua certificação.

Importa referir que Aveiro é a única região onde os ovos moles podem ser produzidos, uma vez que são certificados pela União Europeia com Indicação Geográfica Protegida (IGP), adianta o Boas Notícias.

 
Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Automonitor
Maratonas condicionam trânsito em Lisboa (conheça as vias afetadas)