Outubro 2012

Tema de capa
  • Portugal promove-se à mesa – Portugal é paisagem, património, história, saudade, tradição, mar e sol. Mas também é mesa. Neste “cantinho à beira-mar plantado” há várias regiões que têm apostado na criação de verdadeiras marcas gastronómicas, ganhando visibilidade dentro e fora de portas. Veja-se o caso das Cerejas do Fundão, o ex-libris de uma campanha de marketing territorial que permitiu libertar o Fundão dos grilhões da sazonalidade turística. O chocolate tem trazido visibilidade à vila de Óbidos que, acima de tudo, se quer promover como um local onde quem por lá passa pode ter acesso a um conjunto vasto de experiências. Portugal serve também de palco àquela que é apelidada de “Sala de Jantar da Europa”: a Mealhada. O leitão é a face mais visível de um município que criou a marca “Água, Pão, Vinho, Leitão – 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”. E entre o marisco de Olhão, o Pão-de-Ló de Felgueiras e o Queijo da Serra da Estrela, por falta de espaço, muitos casos ficaram por abordar. Ainda assim, fique a par das estratégias que têm envolvido propostas gastronómicas de fazer, no mínimo, crescer “água na boca”.
Editorial
  • Ricardo Florêncio – “Portugal das constatações”

Conselho editorial

  • Reunião CE

Pessoas

  • Para as marcas, ser “cool” é tão desejado como o sexo
  • «Quando fazemos algo, fazemo-lo nós próprios», entrevista a Alexander Bennouna, CEO Relógios Victorinox Swiss Army
  • B.I. Francisco Viana, director de Comunicação CGD

Casos

  • Caso de Sucesso Colquímica: colas nacionais valem milhões
  • Serão os “pins” os novos “likes”?
  • Pastéis de nata para adoçar o mundo
  • De ambição se faz a Veritas
  • Aromas nacionais conquistam o mundo
  • Inovação: App portuguesa “caça” ladrões

Estratégias

  • WA “guerra fria” das patentes
  • A Sushi School portuguesa

Estratégias

    • Digital: uma nova realidade no perfil de consumo
    • Transformar os cibernautas numa ferramenta de marketing
Comunicação

  • Pub à Lupa: A Cecilia Giménez que há em nós
  • SEAT com mais… valores
  • Emoções engarrafadas
  • Luz, câmara… Som!

Lifestyle

  • Moda Outono/Inverno
  • Hyundai i40 sedan: familiar com ADN de coupé

Cadernos Especiais

  • Aniversários das Marcas
  • Relógios & Jóias
Artigos relacionados