Os melhores cartões de fidelização: dos supermercados à moda

Os cartões de crédito de fidelização de marcas são instrumentos de marketing que se têm mostrado eficazes na hora de cativar os portugueses, dado incluírem acesso a descontos e condições promocionais nas marcas promotoras. Por contraponto a estes benefícios, os cartões com fidelização acabam por incluir uma taxa de juro colada ao limite máximo imposto pelo Banco de Portugal (15,3% para o presente trimestre).

De acordo com o estudo “Target Group Index (TGI)” da Marktest, realizado em 2019, já 84,5% dos portugueses tem um cartão de fidelização de alguma marca. Estas são soluções vantajosas para consumidores e marcas, de acordo com o ComparaJá.pt. Se, por um lado, os clientes obtêm campanhas exclusivas e descontos e promoções especiais, tanto na marca como em parceiros; por outro lado, as marcas conseguem mais facilmente fidelizar os consumidores.

Assim, para escrutinar as vantagens incluídas nestes cartões, o ComparaJá.pt analisou o mercado dos cartões de crédito de marcas e segmentou estes produtos em cinco categorias diferentes: “Hipermercados”, “Tecnologia”, “Mundo Automóvel”, “Vestuário” e “Decoração e Mobiliário”, para que os consumidores possam ter uma visão alargada da oferta existente e fazer a escolha mais adequada às suas necessidades e preferências pessoais.

Cartões de fidelização de hipermercados

Dos três cartões de crédito de fidelização escrutinados na categoria “Hipermercados” – Universo, Auchan e El Corte Inglés –, nenhum tem custos com anuidade.

Tanto o cartão Auchan como o cartão Universo têm seguros incluídos de forma gratuita, ao contrário do cartão do El Corte Inglés. No entanto, todos estes cartões oferecem descontos, promoções e vantagens exclusivas tanto na marca como nos respectivos parceiros.

De salientar que o cartão da financeira do El Corte Inglés limita os consumidores à utilização em território nacional e não permite a transferência de plafond do cartão para a conta à ordem associada (crédito em linha).

Quanto à TAEG, verifica-se que o Cartão Universo e o Cartão de Crédito El Corte Inglés estão mesmo no limite máximo (15,3%) e o Cartão Auchan está apenas 0,1 p.p. abaixo (15,2%).

Cartões de crédito de fidelização | Categoria “Hipermercados”
Instituição Emissora Sonae Financial Services Oney Bank Cartão de Crédito El Corte Inglés
Nome do Produto Cartão Universo Cartão Oney Auchan Financeira El Corte Inglés Portugal
TAEG 15,3% 15,2% 15,3%
Comissões & Despesas (Acresce Imposto de Selo)
Anuidade
Custo de não utilização 0,48€/mês
(a partir dos 12 meses)
0,42€/mês a 0,83€/mês
(a partir dos 12 meses)
Pagamento fora do EEE 1,635% + 0,962% 3,75% + 3,5€ + 1,70% + 1% Não permite utilização internacional
Cash-advance 2,9€ + 3,95% 3,75% + 2,5€ 1€ a 12€ (consoante montante utilizado)
Crédito em linha 2,4€ + 3,606% 3,75% + 2,5€ Não permite este tipo de operações
Taxa Gasolineira 0,48€ 0,50€
Descontos & Vantagens
Na Marca 1% de desconto em todas as compras realizadas em estabelecimentos comerciais aderentes à rede MasterCard

Descontos em todas as áreas de negócio da SONAE

Possibilidade de pagar em 3x, 6x, 12x ou na opção fim do mês

Aglomera vantagens do Cartão Continente, Worten Resolve e Sport Zone

Descontos em loja, gasolineira Auchan, ótica Auchan, Auchan Online e Tecnologia Online e folhetos promocionais

Possibilidade de pagamento em 6 ou 12 veze sem juros, em algumas marcas

Oferta de vales de desconto nas Gasolineiras Auchan

Pague 3 meses sem juros ou até 36 meses

Permite sempre 1 hora de estacionamento gratuito. E, consoante o valor das suas compras, aproveite uma bonificação a partir de 3 horas grátis

6€ em compras no El Corte Inglés ou Supercor por abastecimento mínimo de 30€ na Repsol

Noutros parceiros Descontos combustíveis Galp até 10 cênt/litro

Descontos e mobilidades de pagamentos sem juros em: Boutique dos Relógios, Fitbit, Time to be e Agências Abreu

Descontos e flexibilidade de pagamento na Norauto

Clube de descontos

Vantagens Cinema City

Desconto de 6 cent./lt na Repsol (por cada compra ≥ 30€ no El Corte Inglés ou Supercor
Seguros Gratuitos

Cartões de fidelização de tecnologia

Os cartões de fidelização das lojas da Euronics, Media Markt, Rádio Popular, JOM e FNAC estão incluídos na categoria de tecnologia. As TAEG são iguais nestes cartões, 15,3% conforme o limite máximo definido pelo Banco de Portugal para o presente trimestre, sendo que nenhum inclui seguros gratuitos.

Os cartões de fidelização da Media Markt, Rádio Popular, JOM e Euronics só podem ser utilizados nas próprias marcas e não têm acesso a descontos e promoções exclusivas noutras lojas parceiras.

Por fim, só a FNAC dispõe de descontos e vantagens exclusivas noutras marcas, podendo ser utilizado noutras lojas que não a marca.

Cartão de Crédito de Fidelização | Categoria “Tecnologia”
Instituição Emissora Cetelem
Nome do Produto Cartão FNAC Crédito Cartão Euronics Cartão Media Markt Cartão RP On Cartão de Crédito JOM
TAEG 15,3% 15,3% 15,3% 15,3% 15,3%
Comissões & Despesas (Acresce Imposto de Selo)
Anuidade
Custo de não utilização
Pagamento fora do EEE 2,7% 2,7% 2,7% 2,7% 2,7%
Cash-advance 2,9€ + 5% 1,5€ + 3,5% 2,9€ + 3,95% 2,9€ + 3,95% 2,9€ + 3,95%
Crédito em linha 2,9€ + 5% 1,5€ + 3,5% 1,5€ + 3,5% 1,5€ + 3,5% 1,5€ + 3,5%
Taxa Gasolineira 0,50€ 0,50€ 0,50€ 0,50€
Descontos & Vantagens
Na Marca 5% desconto em cartão e Laboratório FNAC

10% desconto na Clínica FNAC e sobre o preço do editor

10% desconto em livros e papelaria

Oferta da comissão de bilheteira na loja física

Portes grátis em fnac.pt

Amortização sem custos e flexibilidade de pagamento

Acesso a crédito permanente

Promoções exclusivas e campanhas promocionais

Amortização sem custos e flexibilidade de pagamento

Acesso a crédito permanente

1% cashback

Promoções exclusivas e campanhas promocionais

3% de desconto em cartão

Amortização sem custos e flexibilidade de pagamento

Promoções exclusivas e campanhas promocionais

1,5% de cashback em cartão

Amortização sem juros e flexibilidade de pagamento

Promoções exclusivas e campanhas promocionais

Noutros parceiros 1% de desconto em cashback

Até 50% de desconto em parceiros

Seguros Gratuitos

Mundo Automóvel

No universo dos automóveis, o mercado contempla três cartões de crédito – Cartão Caetano GoBP PowerPlus e Norauto +. Nenhum destes cartões tem quaisquer custos com anuidade.

Além disso, todos os cartões nesta categoria têm diversas vantagens e descontos tanto na própria marca como noutros parceiros.

Quanto à TAEG, verifica-se que o Cartão Caetano Go e o Cartão BP PowerPlus estão mesmo no limite máximo (15,3%) e o Cartão Norauto + está apenas 0,1 p.p. abaixo (15,2%).

Cartão de Crédito de Fidelização | Categoria “Automóvel”
Instituição Emissora Cetelem Unicre Oney Bank
Nome do Produto Cartão Caetano Go Cartão BP Powerplus Cartão Norauto +
TAEG 15,3% 15,3% 15,2%
Comissões & Despesas (Acresce Imposto de Selo)
Anuidade
Custo de não utilização 3,33€ (a partir dos 6 meses) 0,42€ e/ou 0,83€ (a partir dos 12 meses)
Pagamento fora do EEE 2,7% 2% + 1% Não permite este tipo de operações
Cash-advance 2,9€ + 3,95% 3€ + 3,95%
Crédito em linha 1,5€ + 3,5% (Máx. 50€) 3€ + 3,95%
Taxa Gasolineira 0,50€
Descontos & Vantagens
Na Marca 1,5% cashback de todas as compras

Descontos exclusivos de oficina

Amortizações sem custos

1 ponto por cada euro gasto, a descontar em catálogo BP

6% de desconto nos combustíveis BP

Ofertas exclusivas

Clube de descontos Norauto

Acesso a campanhas promocionais

Promoções exclusivas

Noutros parceiros 3,5% cashback na Galp

1,5% cashback na Via Verde

1 ponto por cada euro em compras Descontos em – Auchan Retail Portugual, Decathlon, OMB, Leroy Merlin e AKI

Vantagens Cinema City

Desconto de 5 cênt/litro em combustível na rede aderente de estações de serviço Repsol

Seguros Gratuitos

Vestuário

Os cartões de fidelização da categoria de vestuário são: Decathlon e Cartão Must do Freeport. O primeiro não tem custos com anuidade ou com inactividade, pode ser utilizado noutras compras, mas não dispõe de vantagens noutros parceiros.

Já o cartão do Freeport também não tem custos com a anuidade, mas contempla um custo por inactividade. Este produto disponibiliza promoções e vantagens tanto no Freeport como noutras marcas parcerias.

Uma vez mais, verifica-se que as TAEG destes produtos são das mais elevadas do mercado: o cartão Decathlon tem a TAEG no limite máximo (15,3%) e o Cartão MUST está apenas 0,1 p.p. abaixo (15,2%).

Cartão de Crédito de Fidelização | Categoria “Vestuário”
Instituição Emissora Cetelem Oney Bank
Nome do Produto Cartão Decathlon Cartão MUST
TAEG 15,3% 15,2%
Comissões & Despesas (Acresce Imposto de Selo)
Anuidade
Custo de não utilização 0,83€ (a partir dos 12 meses)
Pagamento fora do EEE 2,7% Não permite este tipo de operações
Cash-advance 1,5€ + 3,5% (Máx. 50€)
Crédito em linha 2,9€ + 3,95%
Taxa Gasolineira 0,50€
Descontos & Vantagens
Na Marca Amortização sem custos e flexibilidade de pagamento

Acesso a crédito permanente
1% de desconto nas compras (opção de reembolso pagamento mínimo)

Promoções exclusivas e campanhas promocionais

Promoções exclusivas e campanhas promocionais

Amortização sem custos e flexibilidade de pagamento

Programa Fidelidade Recompensada

Vale de 10€ por aderir

Noutros parceiros Clube de Descontos
Seguros Gratuitos

Cartões lá para casa

Por fim, os cartões contemplados na categoria “Decoração e Mobiliário” são da Conforama, IKEA, AKI e Leroy Merlin. Os dois primeiros não têm quaisquer custos com anuidade ou com inactividade e podem ser utilizados noutras compras para além da própria loja.

Por outro lado, os cartões de crédito do AKI e da Leroy Merlin não têm custos com a anuidade, mas apresentam custos por não utilização ao final de um ano. Oferecem descontos e vantagens em parceiros e promoções e campanhas exclusivas na própria loja.

No que concerne à TAEG, é possível constatar que os cartões da Conforama e do IKEA apresentam uma taxa de juro conforme o valor máximo de 15,3%. Por sua vez, os cartões do Leroy Merlin e do AKI estão apenas 0,1 p.p. abaixo (15,2%).

Cartão de Crédito de Fidelização | Categoria “Decoração e Mobiliário”
Instituição Emissora Cetelem Oney Bank
Nome do Produto Cartão Conforama Cartão de Crédito IKEA Cartão de Crédito Leroy Merlin Cartão AKI Gold
TAEG 15,3% 15,3% 15,2% 15,2%
Comissões & Despesas (Acresce Imposto de Selo)
Anuidade
Custo de não utilização 0,42€ ou 0,83€ (a partir dos 12 meses) 0,42€ ou 0,83€(a partir dos 12 meses
Pagamento fora do EEE 2,7% 2,7% Não permite este tipo de operações Não permite este tipo de operações
Cash-advance 2,9€+3,95% 2,9€+3,95%
Crédito em linha 1,5€+3,5% (Máx. 50€) 1,5€+3,5% (Máx. 50€)
Taxa Gasolineira 0,50€ 0,50€
Descontos & Vantagens
Na Marca Descontos e promoções exclusivas

Amortizações sem custos

Amortizações sem custos

Acesso a crédito permanente

Promoções em vigor na loja

Promoções exclusivas e campanhas promocionais

Amortização sem custos e flexibilidade de pagamento

Promoções exclusivas e campanhas promocionais

Amortização sem custos e flexibilidade de pagamento

Noutros parceiros Clube de Descontos

Vantagens Cinema City

Clube de Descontos
Seguros Gratuitos

Os cartões de fidelização vieram para ficar

Cada vez mais empresas procuram criar cartões de fidelização em parceria com instituições financeiras para atrair e reter mais clientes. Com a diversificada oferta e com as inúmeras vantagens, promoções e descontos, percebe-se a preferência por estes cartões de crédito, tanto por parte dos consumidores portugueses como pelas empresas.

Se os consumidores preferirem descontos em vestuário, podem optar por cartões de fidelização de marcas dessa área do retalho. Por outro lado, se preferem produtos tecnológicos, consegue ter vantagens exclusivas nestes produtos com cartões adequados para tal. A oferta é grande, mas a escolha será sempre do consumidor.

Artigos relacionados