Nos últimos anos, Cascais tem vindo a reforçar o seu posicionamento no segmento dos eventos, sobretudo através da captação de eventos internacionais, que têm contribuído para aumentar a visibilidade mediática do destino em todo o mundo, mas também para levar autênticas multidões à vila portuguesa. Por isso, durante a 27.ª Conferência da Marketeer, dedicada ao tema do “Crowd Branding”, Rodrigo Roquette, vice-presidente do Turismo de Cascais, subiu a palco para dar as boas-vindas a todos os presentes, mas também para explicar a estratégia em curso.
“Cascais, como costumamos dizer em tom de brincadeira, tem tudo menos neve. Porque, de facto, temos uma diversidade brutal, desde a cultura, o património, a História, a serra, as praias e, também, os eventos. Os eventos têm feito parte de uma estratégia muito importante naquilo que tem sido a dinâmica do Turismo e da qualidade de vida em Cascais”, começou por afirmar Rodrigo Roquette.
O vice-presidente do Turismo de Cascais reiterou que os eventos que têm sido promovidos na região, não apenas os direccionados à comunidade local, mas também os de âmbito internacional, são hoje “uma parte importante da estratégia de dinamização da própria marca Cascais”. Estratégia, essa, que recai sobretudo em dois eixos – eventos culturais e desportivos – que têm «efeito na comunidade local e também em quem nos visita.»
Apontando já a 2027, a região de Cascais prepara-se para receber dois grandes eventos desportivos de nível mundial: o Open de Portugal | Cascais-Lisboa, que regressará assim ao DP World Tour, o principal circuito profissional europeu de golfe; e a The Ocean Race, uma das principais regatas mundiais, que terá uma paragem na vila cascalense.
“Continuamos a ter também muitos eventos nas áreas da música e da gastronomia, que têm sido um sucesso. Para nós, este é, de facto, um tema que faz todo o sentido nesta fase e que nos tem trazido muitos frutos enquanto concelho, mas também enquanto estratégia de marca e promoção turística”, frisou Rodrigo Roquette.
Texto de Daniel Almeida
Fotografia de Paulo Alexandrino
*O jornalista escreve segundo o Antigo Acordo Ortográfico











