«Os centros comerciais são espaços seguros e confortáveis para os visitantes»

Dar as boas-vindas às cidades e aos visitantes. É este o grande objectivo da campanha da Sonae Sierra que arranca hoje nos próprios espaços geridos pela empresa, mas também em digital, mupis e outdoor exterior.

Com criatividade da VMLY&R, a campanha pretende passar uma mensagem de optimismo e confiança, depois das várias semanas de confinamento a que os portugueses se viram obrigados.

Mas se é verdade que a generalidade das lojas estava fechada, também o é que os centros comerciais nunca encerraram, tendo-se mantido abertos para permitir o funcionamento das actividades permitidas por legislação. «E têm funcionado em plena segurança e com total confiança dos clientes», garante Joana Moura e Castro, directora de Marketing Sonae Sierra Portugal.

Acompanhe a conversa com esta profissional sobre o arranque da campanha.

Quais os objectivos da campanha de boas-vindas e as principais mensagens que pretendem passar?

Queremos, principalmente passar uma mensagem de optimismo e dar as boas-vindas às cidades onde estamos e a todos os nossos visitantes. Foram muitas semanas de confinamento, para a grande maioria dos portugueses, com muitas emoções e sentimentos próprios das circunstâncias.

Os centros comerciais da Sonae Sierra pretendem voltar a proporcionar experiências que os seus clientes sentem falta, têm saudades! Queremos que os nossos visitantes regressarem às suas rotinas e aos seus centros comerciais de referência com um espírito de optimismo e de confiança.

Os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra são espaços seguros e confortáveis para os visitantes e estão preparados para recebê-los com todas as medidas de protecção e segurança que esta nova realidade exige.

A campanha será visível em todos os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra?

Sim, as mensagens da campanha terão visibilidade em todas as comunidades em que estamos inseridos. No entanto, o plano de meios irá ser diferente consoante o centro comercial em questão.

Além da rede existente nos espaços geridos pela Sonae Sierra, a campanha será visível em outros meios?

Esta campanha é uma aposta forte dos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra, que pretende passar uma mensagem de confiança aos clientes que já nos começaram a visitar, mas também aos que, por uma ou outra razão, ainda não o fizeram. É inevitável, no período que atravessamos, o recurso a meios digitais, que irão para além dos canais próprios dos centros comerciais. A campanha vai estar disponível em display, mas também em rede de mupis e outdoors em exterior. A comunicação desta campanha é reforçada, no interior de cada um dos centros, com sinalética e avisos que transmitem as novas regras e códigos de conduta que são necessários cumprir para segurança e conforto dos visitantes.

Quais são, neste momento, os principais receios dos clientes no regresso aos centros comerciais?

O MadeiraShopping foi o primeiro centro comercial a reabrir, no dia 4 de Maio, seguido do Parque Atlântico, em Ponta Delgada, no dia 22 de Maio. Esta segunda-feira, dia 1 de Junho, vimos reabrir os centros comerciais em Portugal Continental, à excepção dos localizados na área metropolitana de Lisboa. O regresso dos clientes tem sido feito dentro do que são as nossas expectativas, seguindo de forma cautelosa as novas regras de utilização dos espaços, pelo que não sentimos grandes receios.

Os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra estão a implementar planos de acção para garantir a segurança e conforto dos visitantes. Estes planos incluem medidas como a sinalética informativa, que já referi, a instalação de dispensadores de gel desinfectante, o uso obrigatório de equipamentos de protecção individual, reforço das rotinas de limpeza dos sistemas de ventilação e dos equipamentos de ar condicionado e ventilação e novos fluxos de circulação interna. Acreditamos que estas medidas aumentam o sentimento de confiança de que os centros comerciais são espaços seguros para as pessoas fazerem as suas compras.

A abertura dos centros comerciais da área metropolitana de Lisboa foi adiada, pelo menos, até quinta-feira. Que danos acrescidos poderá haver na confiança dos consumidores nos centros comerciais desta zona aquando do levantamento destas medidas?

Os centros comerciais que a Sonae Sierra gere na área metropolitana de Lisboa, bem como os seus lojistas, estavam – pois a decisão de não abertura foi uma surpresa – e estão preparados para abrir as actividades actualmente encerradas. Os Centros Comerciais nunca encerraram, mantiveram-se abertos para permitir o funcionamento das actividades permitidas por legislação e têm funcionado em plena segurança e com total confiança dos clientes.

Os centros comerciais têm implementadas medidas rigorosas de segurança e de incentivo e monitorização do comportamento responsável por parte de todos – lojistas, colaboradores, prestadores de serviço e clientes. Existe um investimento significativo em meios, procedimentos e equipamentos que asseguram um elevado nível de limpeza e controle. Aliás, a Sonae Sierra recebeu uma declaração da auditora Lloyd’s Register que atesta que os centros comerciais que gerimos minimizam o risco de transmissão do novo coronavírus, por todas as medidas que têm implementadas. Os centros comerciais são espaços seguros e dotados de todos os meios necessários ao cumprimento de todas as normas e melhores práticas necessárias para um funcionamento em segurança.

Texto de Maria João Lima

 

Artigos relacionados