Optimize a sua posição nos motores de busca

Por Eugénio Ribeiro, country manager da Madzuli Agency Portugal

Hoje em dia é essencial para qualquer empresa ter um website, pois desta forma é mais fácil e rápido dar a conhecer o seu negócio e fazer com que o cliente possa encontrar tudo o que precisa acerca da empresa, apenas com um clique. É importante conter informações relacionadas com a história, serviços e produtos da empresa e formas do cliente entrar em contacto com a mesma.

Não é novidade que todos querem um website que atraia muitos cliques, sendo que um dos principais objectivos das empresas que apostam no marketing digital é conseguirem obter as primeiras posições nos motores de busca.

O facto de estar presente na internet, seja através de website ou redes sociais, não é o suficiente para garantir um lugar na primeira página do Google. É essencial desenvolver técnicas específicas para aumentar o seu alcance e posicionamento.

O segredo? Optimização para motores de busca, o SEO (Search Engine Optimization) corresponde a um conjunto de técnicas que têm como objectivo tornar o seu website mais visível nos motores de busca. Deste modo, aumenta a probabilidade de surgir nas primeiras páginas dos portais de pesquisa.

Para criar bons conteúdos de SEO é necessário que tenha conhecimento e saiba trabalhar com as ferramentas de content marketing. É essencial seguir alguns passos quando construir os seus artigos/website, que vão ao encontro dos critérios dos motores de busca online.

Palavras-chave orgânicas

Ter conhecimento sobre as palavras-chave é indispensável: crie uma lista com as suas keywords e insira-as nas plataformas online. Contudo estas palavras devem ser utilizadas de forma inteligente e integradas naturalmente nos seus textos, de modo a fortalecer o SEO, sem sobrecarregar o leitor e dar a entender que as mesmas foram colocadas apenas para cumprir os máximos percentuais exigidos.  Lembre-se que está a escrever e a criar conteúdo para pessoas e não para o motor de busca;

Conteúdo relevante

Crie conteúdo que chame a atenção e que as pessoas realmente desejem ler. Questione-se sobre o que interessa às pessoas, o que poderá escrever que seja único e pouco visto na internet. Use os conhecimentos da sua área específica para impulsionar a seu favor. Faça textos simples, de fácil leitura e com inícios de forma clara, explicando aquilo que propõe e pretende comunicar. Deste modo, será mais fácil para os mecanismos de busca lerem as palavras-chave e o leitor perceberá mais rapidamente do que se trata o artigo;

Redes sociais como âncora

As redes sociais têm uma grande influência na visibilidade do seu negócio. No momento de classificar o seu website no motor de pesquisa, as páginas oficiais das redes sociais têm um grande peso, pelo que também é importante apostar nas mesmas de modo a gerar um maior número de resultados. O sucesso das suas redes sociais terá uma grande influência no SEO da sua empresa;

Localização, localização, localização

Uma das técnicas de SEO é o SEO Local. Esta ferramenta relaciona a localização do seu negócio com a dos utilizadores online. Esta é uma técnica interessante principalmente para empresas de serviços locais, como restaurantes e comércio tradicional. Se um utilizador estiver na mesma área da sua empresa e fizer uma pesquisa sobre a sua área de negócio, certifique-se que aparece nas primeiras pesquisas dos motores de busca;

Pesquisa por voz

O uso de pesquisas por voz está a crescer cada vez mais. Neste formato, as pesquisas são feitas através de questões verbais, ao invés da pesquisa por palavras-chave, como é habitual quando a pesquisa é feita por escrito. Crie frases chave e interrogações que façam sentido para o seu negócio.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Câmara de Lisboa vai contratar mais de 500 pessoas em diversas áreas
Automonitor
OK! teleseguros no Salão Automóvel Híbrido e Elétrico do Porto