Operadoras europeias podem bloquear anúncios

Algumas operadoras de telecomunicações europeias podem estar a planear um boicote aos anúncios nas suas redes, de acordo com informações avançadas pelo The Financial Times. Em causa estariam, por exemplo, os anúncios disponíveis através do Facebook e do Google que, combinados, consistiram em cerca de 50% das receitas provenientes de anúncios móveis, em 2014.

Caso o bloqueio se confirme, a luta pelas receitas de publicidade no digital deixará de ser quase monopolizada pelas duas gigantes tecnológicas, o que seria positivo para as operadoras mas prejudicial para o sector publicitário.

De acordo com The Financial Times, já existe uma operadora europeia a trabalhar neste sentido, tendo instalado um software que permite eliminar os anúncios e que deverá ser activado no final deste ano. O jornal avança ainda que a operadora irá disponibilizar o serviço gratuitamente aos utilizadores, acabando com os chamados anúncios pop-up.

No entanto, os anúncios presentes nos feeds de redes sociais como o Facebook ou Twitter continuarão a ser visíveis.

Artigos relacionados