Olympus prevê prejuízo anual de 311 milhões de euros

olympus2A Olympus, fabricante japonesa de equipamentos ópticos que admitiu recentemente a prática de fraude contabilística nos últimos 13 anos, anunciou hoje que estima perder 32 mil milhões de ienes (aproximadamente 311 milhões de euros) no ano fiscal que termina em Março.

De acordo com um comunicado da empresa nipónica, citado pela agência Bloomberg, os lucros operacionais devem cair 6,2% para 36 mil milhões de ienes (cerca de 350 milhões de euros), devido à apreciação cambial do iene face ao dólar e ao euro, e aos desastres naturais no Japão e na Tailândia, que afectaram as unidades da empresa nestes países. Ainda assim, as receitas devem aumentar 0,8% para 854 mil milhões de ienes (ou 8,31 mil milhões de euros).

Em Outuro passado, na sequência das denúncias do CEO Michael Woodford – que lhe valeram a demissão do cargo ao fim de apenas duas semanas no lugar – , a Olympus admitiu que realizou, desde 1990, pagamentos inflacionados a consultores para ocultar prejuízos na aquisição de empresas, que ascendem a 135 mil milhões de ienes (cerca de 1,31 mil milhões de euros). O escândalo contabilístico, que envolve toda a administração do grupo, coloca em risco a presença da Olympus na bolsa de Tóquio, bem como o próprio futuro da empresa, que assistiu à saída de alguns investidores.

Desde que o escândalo veio a público, as acções da tecnológica sediada em Shinjuk, Tóquio, já desvalorizaram 48%, segundo a Bloomberg. O presidente Shuichi Takayama – que pode estar de saída do grupo, juntamente com o resto da administração, no seguimento da próxima reunião com os investidores, marcada para o dia 20 de Abril – já admitiu que a empresa pode procurar alianças para injectar capital. A Sony e a Fujifilm são duas das empresas que podem vir a entrar no capital da Olympus, avança o jornal Nikkei.

No comunicado, a Olympus nega que a previsão dos prejuízos no exercício fiscal 2011-2012 esteja relacionada com este escândalo contabilístico.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Saiba como competir além-fronteiras. E vencer.
Automonitor
Inédito BMW Série 2 Gran Coupé em 36 imagens