Olh’á receita do confinamento by Trinca: bolo de chocolate mágico

No primeiro confinamento, muitos portugueses redescobriram o prazer da cozinha e aperceberam-se de que, afinal, pode não ser assim tão complicado criar almoços, jantares, lanches ou pequenos-almoços de raiz. Agora que estamos de novo em casa, a Marketeer junta-se à marca Trinca para apresentar, semanalmente, uma receita que poderá inspirar momentos de criatividade e relaxamento junto ao fogão.

Esta sexta-feira, a sugestão da Trinca é bolo de chocolate mágico!

Bolo de chocolate mágico adaptado de uma receita da Grande Depressão americana. Numa altura de escassez de ovos, leite, manteiga e açúcar, a população era incentivada a reduzir o consumo destes ingredientes… Ou porque havia muito pouco disponível ou porque esses ingredientes eram guardados para os soldados. Mmais sobre a definição deste tipo de bolo aqui.

A Trinca adora esta receita porque permite atender a várias restrições (vegan, sem glúten, sem açúcar refinado) e porque agrada a todos, com ou sem restrições. Podem fazê-la com ou sem a maçã.

Ingredientes:

1 cup farinha aveia (podes fazê-la a partir dos nossos flocos de aveia sem glúten)
1 cup farinha arroz
1 cup amido de batata
1 1/2 tsp psyllium
1/2 cup cacau em pó
2 cups açúcar de coco
1 tsp sal
2 tsp bicarbonato
1/2 tsp gengibre em pó
12 tbsp de óleo de coco (170gr)
2 tbsp vinagre cidra
2 cups água a ferver
2 maçãs
Farinha de coco q.b.
1 punhado da nossa Granola de Cacau e Framboesa

Passos: 

1. Ligar um forno ventilado a 175ºC. Untar com óleo de coco uma forma de buraco grande.

2. Juntar todas as farinhas, psyllium, cacau, açúcar de coco, sal, bicarbonato e gengibre numa taça e mexer com um batedor de
varas.

3. Descascar e cortar as maçãs em quartos e fazer-lhes pequenos cortes longitudinais, sem que a faca os atravesse completamente.  A ideia é que os quartos fiquem inteiros mas as fatias se abram com o calor da cozedura.  Faz um efeito tão bonito!

4. Juntar à taça com as farinhas, o óleo de coco, vinagre de cidra e água a ferver. Bater vigorosamente até que se tenha uma massa homogénea.

5. Vertê-la para a forma e decorar com os oito quartos de maçã, distribuindo-os uniformemente.

6. Colocar a forma no forno. Demorará mais ou menos 45 minutos a cozer mas é melhor testar com um palito passados 30 minutos. O tempo de cozedura varia sempre muito com o forno. Quando o palito sair limpo, retirar a forma e deixa arrefecer um pouco. Depois desenformar e colocar o bolo num prato, com a maçã virada para cima.

7.  Polvilhar com farinha de coco e a Granola de Cacau e Framboesa, quando estiver frio.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...