Mais de duas décadas de inovação

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Estabelecida em 1988, a ok! Teleseguros tem na tecnologia e na inovação os seus principais focos, assumindo um compromisso de proporcionar aos clientes as melhores soluções de forma cómoda, nomeadamente através do online

A transformação digital nas empresas está na ordem do dia. A tecnologia veio revolucionar o dia-a-dia das pessoas, mas também das empresas, que rapidamente se aperceberam das vantagens que as inovações tecnológicas, como a Internet of ings, a inteligência artificial ou a automação, podem trazer para os seus negócios, tornando os processos mais simples e rápidos.

Estas permitem contribuir para a redução de custos, para a optimização do tempo dedicado a tarefas e para o aumento da rentabilidade. Neste domínio, a OK! teleseguros está, desde sempre, um passo mais à frente. As novas tecnologias estão na génese da seguradora, que, em 1998, apresentou-se ao mercado como uma marca inovadora, vocacionada para a venda de seguros através da internet e do telefone, sendo a primeira seguradora a disponibilizar a simulação online. «Há 21 anos a inovar pela segurança dos portugueses, a OK! teleseguros diferenciou-se, desde sempre, pela sua acessibilidade e capacidade de inovação», refere Sandra Santos, directora do Departamento de Marketing e Qualidade da OK! teleseguros.

Ao longo destas últimas duas décadas, as novas tecnologias têm assumido um papel estratégico central no dia-a-dia da empresa, quer na procura de soluções inovadoras que permitam alcançar vantagens competitivas ao nível dos produtos e serviços que disponibiliza, quer na construção de uma relação mais próxima com os seus clientes. «Na OK! teleseguros, existe uma cultura de inovação assente nas novas tecnologias, com o objectivo de simplificar e facilitar, não só os processos internos, mas sobretudo a relação da seguradora com os seus clientes.

As novas tecnologias criaram uma via de comunicação rápida de dois sentidos, permitindo a ambas as partes uma maior acessibilidade e eficácia na simulação, contratação e gestão dos nossos seguros, deixando mais tempo para aquilo que é mais importante: as pessoas.

Enquanto seguradora, podemos automatizar a gestão da Big Data e as nossas análises preditivas, de forma a podermos antecipar tendências, definir estratégias e implementar planos de acção que nos permitam corresponder, em cada momento, àquilo que os nossos clientes querem e esperam de nós. Por outro lado, as novas tecnologias, pela simplicidade, acessibilidade e agilidade que oferecem, permitem aos nossos clientes terem mais tempo para si e para as suas relações humanas.

É por se focar nas necessidades humanas, que a digitalização contribui para uma maior humanização», refere Sandra Santos. Com as novas tecnologias, os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes em relação aos serviços e produtos que contratam.

Os smartphones são pequenos computadores pessoais que ligam as pessoas ao resto do mundo, nomeadamente às marcas, permitindo-lhes fazer benchmark sobre qualquer coisa, em qualquer lugar, a qualquer momento. É, por isso, que, actualmente, o primeiro contacto com as marcas é, muitas vezes, digital, quer através dos websites institucionais, quer através das redes sociais, onde as marcas estão cada vez mais presentes com conteúdos relevantes e a fazer, inclusivamente, gestão de clientes.

Para a geração Z, em que se enquadram as pessoas que nasceram após 1994, as empresas que não estão online nem sequer são consideradas no processo de compra, pelo que é absolutamente imperativo que as empresas consigam criar uma relação e responder a todas as questões dos seus clientes e potenciais clientes, através das plataformas digitais.

A pensar na comodidade dos seus clientes, o processo de emissão de apólice é totalmente digital: o cliente OK! teleseguros pode simular, contratar e escolher a forma de pagamento que prefere – multibanco, visa, mastercard, MBWay e débito directo –, bem como aceitar as condições e termos dos seguros, através de assinatura digital.

Pode ainda fazer alterações às condições contratadas, emitir um certificado provisório de seguro válido, para poder circular de imediato com a viatura que acabou de segurar, solicitar assistência em viagem, pedir um técnico especializado a casa, emitir um cartão de saúde digital, ou ser localizado através da assistência georreferenciada durante os seus passeios de bicicleta, 24h/dia, 7 dias/semana, utilizando a APP de clientes, que é a forma mais simples dos mesmos terem a seguradora “sempre à mão”.

«Para além de oferecer uma maior comodidade, simplicidade e autonomia no acesso à simulação, à contratação e à gestão das apólices de seguro por parte dos nossos clientes, a nossa estratégia digital permite-nos conhecer melhor os nossos clientes, personalizar a nossa oferta e a nossa comunicação e criar uma relação de maior proximidade e confiança, na medida em que esta nova forma de estar, que as novas tecnologias vieram proporcionar, veio, igualmente, dar voz aos consumidores, que podem, à distância de um clique, contactar a sua seguradora e resolver as suas questões em poucos minutos, bem como deixar os seus comentários, opiniões e classificações, assumindo-se assim como influenciadores das marcas e permitindo a estas terem feedback imediato, o que é algo que valorizamos muito», vinca Sandra Santos.

Ainda que o foco da seguradora esteja na utilização dos canais directos, a OK! teleseguros dispõe ainda de dois balcões de atendimento presencial para aqueles clientes que se sentem mais confortáveis com este contacto mais pessoal. «Queremos estar onde o cliente nos procura, seja na web, no call center ou nos nossos espaços físicos.

A acessibilidade é um dos principais pilares da OK! teleseguros e acreditamos que é um dos factores que nos permite prestar um serviço de excelência. Em diferentes momentos, o cliente pode ter diferentes necessidades e queremos que tenha a liberdade de decidir como nos quer contactar, em cada um desses momentos», sublinha Sandra Santos. A omnicanalidade e a personalização da oferta da OK! teleseguros contribui assim para uma maior humanização da marca.

Apostar no desenvolvimento de uma estratégia de comunicação multicanal integrada, que permite ter uma visão mais completa dos seus clientes, ajuda a seguradora a perceber melhor as suas necessidades e expectativas e a proporcionar uma melhor experiência em cada ponto de contacto, através de ofertas ajustadas, que aportem real valor ao cliente. «Em 2019, vamos estar focados em melhorar os interfaces e a experiência do cliente nas nossas propriedades digitais, com o mindset mobile first», refere a directora do Departamento de Marketing e Qualidade da OK! teleseguros.

Sobre a OK! teleseguros

Fundada em 1998, a OK! teleseguros é uma marca da Via Directa – Companhia de Seguros, S.A., que se constitui como a seguradora do Grupo Fidelidade, vocacionada para a comercialização de seguros através da internet.

Assumindo-se líder no segmento de mercado das seguradoras directas, lidera ainda nos índices de recordação publicitária de todo o mercado segurador desde 2001, tendo sido a primeira seguradora, da sua categoria, a ser certificada pelo seu sistema de gestão de qualidade, segundo a norma NP EN ISO 9001:2015.

Com o objectivo de garantir um serviço de excelência aos seus clientes, tornando o seguro num produto simples, acessível e inovador, a Via Directa tem a sua estratégia assente no desenvolvimento de soluções inovadoras, que colocam as novas tecnologias ao serviço dos mesmos, garantindo-lhes assim uma maior comodidade, simplicidade e autonomia no acesso à simulação, à contratação e à gestão dos seus seguros.

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