Costumava ir regularmente ao Soi, restaurante de asian street food, bem perto do Cais do Sodré. Há anos que já não ia. Não por me ter cansado ou zangado com o espaço, mas porque a agenda dos dias por vezes se embrulha e desenrola noutras opções! Agora, voltei. Ao Soi, mas não ao Cais do Sodré. Ainda lá está, sim, de portas abertas e prontinho para receber quem chega para ser feliz com comida cheia de sabor, sem preconceitos e descontraída num ambiente que também o é.
Agora, voltei, mas ao Pop-up de Verão que o Soi concretizou com o Pestana Palace Lisboa, mais especificamente com a sua magnífica Casa do Lago. Esta, já é espaço de que é impossível não se gostar. Ao receber os sabores asiáticos assinados pelo chef Mautício Vale, ganhou alma maior ainda. Parece que tudo faz sentido, que os dois estavam predestinados a conviver, ou que os tons vermelhos das madeiras da Casa esperavam para “casar” com os ocres e vibrantes do Soi.
Por tudo isto, já seria um regresso feliz. Fazer a viagem seguinte só melhorou o sorriso.
Pegando na carta variada e alargada do espaço original, a da Casa do Lago by Soi foi desenhada e adaptada ao espaço… e ao perfil de clientes! Segundo o chef, e tendo em conta que o horário é das 12h às 23h, a ideia foi que pudesse ser servida ao longo do dia, todos os dias, com entradas, sanduíches asiáticas, baos, saladas, pratos e sobremesas. Alguns dos destaques são os mini hotdogs com salchicha de Chiang Rai, o pastrami de brisket (carne bovina) com maionese de kimuchi (ou kimchi), o hambúrguer smash pastrami (servido em pão de brioche), o bao de pato caramelizado, a salada tailandesa crispy – que não só aplaudimos como devorámos e recomendámos -, ou o caril (que pode ser de legumes, frango ou camarão). Como nos vai dizendo Douglas, a ideia é que tudo se partilhe (ou não, claro).
A tudo isto junta-se ainda, ao almoço e jantar, sugestões como o king crab som tum (papaia verde, thai dressing, fruta exótica e caranguejo) ou o Mumbai street panipuri (creme de fruta exótica, mexilhão e pancetta – sendo que se come de uma só dentada e divinal). Há recomendações do chef como o polvo massala, aligot de batata (especiarias indianas, chutney de coco), Massaman Lamb Dream (em jeito de perna de cordeiro de leite, molho de ostra e caril massaman) ou o Kung Pau beef (ribeye no wok, líchia e chilly fermentado). E a lagosta cujo molho é de rapar e chorar por mais.
Já nos capítulo dos doces, o Soi Loco (crumble, gelado de yuzu e coco, merengue de kaffir e Toblerone) não viu ficar pitada no prato!
De recordar só que o Soi abriu em Agosto de 2017 e desde sempre prometeu elevar a fasquia do que se entendia por “comida de rua”.
Ah, os finais de tarde de sexta e sábado terão DJ e os clientes acesso a estacionamento gratuito no hotel.
Se ainda não foi, não fique já nervoso que o Pop-up vai-se estender ao longo do Verão, até Setembro!
CASA DO LAGO BY SOI
Pestana Palace Lisboa, Rua Jau, 54, Lisboa
Horário Todos os dias, das 12:00 às 23:00
*A jornalista escreve segundo o Antigo Acordo Ortográfico