Há mais de 20 anos que Nuno Luz vive e respira o mundo da rádio e dos eventos. Depois de quase duas décadas na área comercial e na coordenação musical de antena, abraçou um novo desafio com a entrada do Grupo Bauer em Portugal: a coordenação de eventos. O convite partiu da administração da empresa, quando o CEO, Salvador B. Ribeiro, que lhe disse: “Tenho um projeto para ti na área dos eventos. Acho que és a pessoa certa para isto.”
Mas o que faz, afinal, um coordenador de eventos? “Na área dos eventos do Grupo Bauer, trabalhamos, essencialmente, as marcas da casa. Os nossos produtos: as festas da M80, os eventos da Rádio Comercial, os DJ sets. Basicamente, o que fazemos é representar os nossos colegas, que são artistas, muitos deles, em eventos de outdoor”, explica Nuno Luz em entrevista exclusiva à Marketeer.
Um exemplo do trabalho desenvolvido é o Coro de Natal da Rádio Comercial, um projeto que nasceu em 2024 e que, depois de três datas bem-sucedidas, se prepara agora para uma tour entre novembro e dezembro.
O processo criativo nos bastidores dos eventos é, muitas vezes, fluído e dinâmico. “Há alguns projetos que já têm matriz, como o caso das festas da M80. Já no ‘Christmas in the Night’, da [rádio] Comercial, há mais ou menos um guião. Trabalhamos com malta hiper criativa. Não é que se trabalhe em cima do joelho, mas vamos muito ao sabor da maré”, descreve.
A equipa técnica e musical é um dos grandes segredos do sucesso: “Temos uma equipa sólida de músicos, todos reconhecidos no mercado, que trabalham connosco há 11 anos. Temos também uma equipa firme a nível técnico. O que nos dá um grande suporte.”
A festa de aniversário da M80, que este ano assinala os 18 anos no Coliseu, é, para Nuno Luz, um marco especial. “Nunca tínhamos feito a festa da M80 em ambiente de Coliseu. Então o desafio começou a partir daí e depois contratar os Village People”, conta.
Organizar um evento deste calibre não está isento de desafios. “Eu costumo dizer que cada evento é um evento. E todos eles têm dificuldades. Nunca são iguais. Às vezes temos mais dificuldades técnicas outras, menos. Mas há sempre um desafio em cada evento. Faz parte.”
A coordenação de eventos no grupo passa por várias vertentes. “Tratamos da proposta com o cliente. Seja ele corporate, ou não corporate. Depois, pode ter a componente de comunicação e antena, ou não. No primeiro caso, é uma coisa mais fechada. Mas neste tipo de evento, o aniversário da M80, tem sempre uma componente de comunicação. O valor que vendemos, 99,9% são em contratação pública e tem sempre 90% de campanha de rádio”, explica.
Por outro lado, a adaptação aos novos tempos e ao digital é uma realidade no trabalho da equipa. “Hoje em dia, a M80 é muito mais digital. Trabalhamos mais a parte de vídeo”, admite, embora reconheça que o marketing de influência ainda não está integrado nas festas. “Isso é um desejo que eu quero ter a curto prazo. Quero conseguir ter um ou dois convidados, influencers, que trabalhem connosco essa parte da redes sociais.”
Tal como a M80, que se vai moldado ao público e às gerações que a ouvem, também os eventos procuram evoluir ao ritmo do público. “Durante os últimos três anos tínhamos um segmento-festa com banda e depois os DJs, mas, para este ano, acabei com isso. Agora, temos DJs e depois temos banda no meio. Prefiro ter uma banda, que toque 30 minutos de sucessos, sabendo que as pessoas vão cantar com eles,” explica o coordenador.

No que diz respeito ao alinhamento dos eventos, não é aleatório, é, aliás, pensado ao detalhe: “Garantimos que a festa é diferente. De hora a hora.”
De olhos postos no futuro, Nuno Luz antecipa uma aposta crescente na área corporate. “Temos alguns projetos que ainda não podemos anunciar, mas vamos ter 4, 5 eventos muito breve, em junho e julho em que vamos estar a trabalhar muito a área corporate.”
O desafio? “É exatamente fazer diferente. Ou seja, agarrar numa coisa… e construir em cima disso”, conta.
A experiência adquirida em projetos como o Coro de Natal da Rádio Comercial serve de inspiração. “Ninguém acreditava naquilo. Eu era o único que acreditava, e correu bem.” A ambição mantém-se em alta, com a promessa de continuar a surpreender e a criar momentos únicos que ligam marcas, artistas e público.