A cor rosa tornou-se uma das imagens mais inesperadas do Mundial de 2026, com um número invulgar de jogadores a entrar em campo com chuteiras do mesmo tom. A tendência chamou a atenção dos adeptos e das marcas e levou a Adidas a admitir que a coincidência não fazia parte de uma estratégia planeada.
Durante uma conferência de imprensa sobre os resultados trimestrais da empresa, o CEO da Adidas, Björn Gulden, foi questionado sobre a predominância da cor rosa nos equipamentos de futebol e reconheceu que a situação foi inesperada, avança a AFP.
“Foi um acidente”, afirmou o responsável, acrescentando que espera que algo semelhante não volte a acontecer. Para Björn Gulden, o mais surpreendente não foi a escolha do rosa enquanto cor, mas o facto de várias marcas concorrentes terem acabado por apostar no mesmo visual em simultâneo.
“Rosa é uma boa cor, sem dúvida. Mas o facto de todos termos acabado com a mesma é estranho”, explicou.
A presença massiva de chuteiras cor-de-rosa no Mundial abriu espaço a várias interpretações sobre o fenómeno. Uma das teorias aponta para a elevada visibilidade da cor em contraste com o relvado verde, tornando os produtos mais destacados durante as transmissões televisivas e junto dos adeptos.
Outra explicação prende-se com a relação entre a cor e a personalidade dos atletas. Odinga Nimako, responsável pelo produto de futebol da Nike, revelou à publicação The Athletic que alguns jogadores associam o rosa a uma imagem de confiança e afirmação individual.
Apesar da concorrência feroz no mercado de equipamentos desportivos, Björn Gulden garantiu que as marcas têm pouco conhecimento antecipado sobre as escolhas cromáticas umas das outras antes do lançamento das coleções.
“Não temos informação sobre o que a Nike, a Puma ou a New Balance estão a fazer”, afirmou, defendendo que os próprios retalhistas poderiam ter identificado a coincidência antes da chegada dos produtos ao mercado.
“Normalmente, os retalhistas diriam: ‘Esperem um minuto, estão todos a fazer a mesma cor’. Mas não recebemos esse alerta”, acrescentou.












