A indústria da moda está a passar por uma das maiores revoluções das últimas décadas e a China, como é seu apanágio, está na linha da frente. Em vez de confiar apenas no instinto criativo dos designers, as empresas chinesas estão a apostar na precisão dos algoritmos para prever as tendências de moda ainda antes destas passarem pela cabeça dos consumidores.
Ao leme da transformação está a Hangzhou Zhiyi Technology, uma startup que está a redefinir o processo de criação de tendências, conforme noticiado pelo site Merca 2.0.
Esta empresa desenvolveu sistemas capazes de analisar, em tempo real, dados de plataformas como Taobao, TikTok, Amazon, Shein e Instagram, para prever o que será tendência. Através do seu software Zhiyi, a startup não observa apenas o mercado, antecipa-o. Entre os seus clientes estão nomes como Nike, Gap e Urban Revivo, sendo que esta última conseguiu aumentar as suas vendas de 60% para 80% em apenas três anos, graças à tecnologia preditiva da empresa.
Em 2023, a Zhiyi Tech lançou o Fashion Diffusion+, uma inteligência artificial generativa que desenha peças de roupa e as visualiza com modelos digitais, encurtando o ciclo entre a ideia e o protótipo. Para 2025, a empresa promete um “agente inteligente” que poderá executar tarefas complexas de design com uma só instrução.
Mas Zhiyi Tech não é caso único. Esta abordagem faz parte de uma visão industrial mais ampla que a China está a construir com recurso à IA. Segundo estimativas, o mercado chinês de inteligência artificial poderá atingir os 780 mil milhões de dólares até 2030.