O que leva um aluno a estudar noutro país?

A Uniplaces perguntou a 4121 estudantes e jovens profissionais qual o principal motivo para optarem por uma experiência fora do seu país e 58% apontou a oportunidade de experienciar uma cultura diferente. A segunda razão mais indicada envolve a possibilidade de conhecer pessoas de todo o mundo (33%).

De acordo com o inquérito “A Uniplaces e os Estudantes em 2019”, que contou com a participação de jovens de várias nacionalidades – com destaque para portugueses, brasileiros, italianos e espanhóis –, a família é aquilo de mais sentem falta quando longe de casa. Seguem-se os amigos, a comida e o namorado ou namorada.

Quanto à escolha de destino para uma experiência de mobilidade, 29% valoriza o facto de ser perto da praia e 23% cidades com uma vasta cultura e história. Além disso, 56% procura informações sobre estudar ou viver fora nas universidade, 42% nas redes sociais e 34% em blogs.

O mesmo inquérito procurou também saber de que forma comunicam os mais jovens actualmente e concluiu que o WhatsApp é rei, sendo utilizado como meio de comunicação preferencial por 74%. Segue-se o Messenger (15%).

Olhando para o total das redes sociais, o Instagram lidera (74%), à frente do YouTube (64%), WhatsApp (60%), Facebook (55%) e Messenger (31%). Os estudantes referem ainda que o telemóvel é utilizado principalmente para se manterem em contacto com amigos e familiares (86%), ouvir música (58%), tirar fotografias e fazer vídeos (47%) ou para consultar notícias (30%).

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
O Jim não é humano mas já é o melhor recrutador do maior banco de Singapura
Automonitor
Escapadinhas: Avis lança a campanha “Weekend XXL”