O que andam os portugueses a comprar online?

Se os artigos de lazer, incluindo livros e bilhetes para espectáculos, constituem uma das categorias mais procuradas pelos internautas europeus, registando uma média de 49%, em Portugal correspondem apenas a 25% das compras online. Ainda assim, é a segunda categoria mais popular, logo a seguir a viagens com 44%.

Os dados são do Observador Cetelem, que indica ainda que, a nível europeu, os britânicos e alemães são quem mais compra online na generalidade das categorias, seguidos pelos franceses, dinamarqueses e checos. Com excepção das viagens, os portugueses ficam abaixo da média em todas as categorias de compras online, ocupando o último lugar numa tabela que contempla 13 países.

O mesmo estudo revela que o principal motivo apontado pelos portugueses para não realizarem compras online prende-se com o “gosto e a necessidade de verem/tocarem o produto”. Os portugueses também têm prazer em ir às lojas, sentem que é um hábito e privilegiam os conselhos do vendedor, especialmente no caso de electrodomésticos e equipamentos electrónicos.

Compradores seniores

Segundo o Observador Cetelem, os portugueses com mais de 50 anos revelam-se mais desconfiados relativamente aos métodos de pagamento online do que as gerações mais jovens. Também apresentam um nível de desconfiança maior face à média europeia para a mesma faixa etária.

No que respeita ao processo de compra, os seniores portugueses utilizam a Internet enquanto fonte de informação: 72% pesquisa informação na Internet para fazer escolhas, 69% utiliza comparadores de preços e 44% consulta comentários deixados por outros consumidores.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Acompanha aqui o lançamento oficial do Sapo Prime, uma nova forma de comprar conteúdos jornalísticos
Automonitor
Europa: Vendas da Hyundai superam mercado