O novo mapa do videojogo Valorant é inspirado em Portugal e conta com murais de artistas nacionais

Já está no ar o mais recente mapa do videojogo Valorant, criado pela Riot Games em 2020. E a melhor parte? “Pearl”, o nome escolhido para este cenário, é inspirado na cultura portuguesa e integra dois murais digitais de arte urbana, criados pelos artistas nacionais Kruella d’Enfer e AkaCorleone. Mas as novidades não se ficam por aqui.

A estes dois artistas juntam-se ainda os também portugueses LS, Jorge Charrua, Marita e Basílio e o brasileiro Marcelo Lamarca, que, da mesma forma, desenharam murais, mas desta feita espalhados pela capital portuguesa, representando alguns dos agentes do jogo. Alberto Delgado, senior Brand manager da Valorant Iberia, explica em entrevista à Marketeer que a ideia para esta nova etapa do jogo sempre passou por colaborar com artistas portugueses com um grande legado e cujas criações representassem a cultura nacional de forma criativa, mas autêntica.

«Ao longo de todo o processo, ficámos muito impressionados com a criatividade e a paixão que estes sete artistas demonstraram e esperamos que tanto os nossos jogadores como as pessoas fora do nosso ecossistema gostem destas criações», diz Alberto Delgado.

Num ambiente aquático, Pearl inclui alguns pontos de referência da cidade de Lisboa, como o Convento do Carmo, o Panteão Nacional ou uma casa de fados. Com este lançamento, surge também uma playlist no Spotify, na qual mais de 50 por cento das músicas são portuguesas.

A escolha de Portugal para o novo mapa, explica desta vez Joe Landsford, Maps Design lead da Valorant, prendeu-se com o facto de já procurarem revisitar a Velha Europa e de a costa lusa se enquadrar naquilo que imaginavam para a aposta.

«Portugal é um país que não tem sido muito representado no mundo do gaming e sentimos que havia muita cultura e História para partilhar com o Mundo», diz Joe Landsford, acrescentando que todos os mapas de Valorant são inspirados em algum local, embora este seja aquele que, provavelmente, ficou mais realista.

 

Activações interactivas: do Cais do Sodré ao Rock in Rio

Para assegurar que este lançamento fica na memória de muitas pessoas, a Riot Games tem a decorrer na estação de metro do Cais do Sodré, em Lisboa, uma activação, onde os passageiros podem ficar a conhecer o jogo, o mapa e alguns dos itens que dele fazem parte.

Além disso, e quase num rasgo de sorte, o novo mapa é lançado precisamente na semana de intervalo entre os dois fins-de-semana do Rock in Rio Lisboa 2022, evento onde o jogo marca presença. Os festivaleiros que por lá passem podem aproveitar para tentar ultrapassar o desafio de percorrer um labirinto verdadeiro, enquanto conhecem o Valorant.

«Gostamos muito deste festival, uma vez que é um local onde as famílias e os amigos se reúnem para se divertirem e queremos estar presente, de forma a que os nossos fãs possam interagir com o Valorant e celebrar o nosso jogo de uma forma nunca antes feita», explica Alberto Delgado.

Texto de Beatriz Caetano

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...