O negócio publicitário do Google poderá crescer aos 80 mil milhões de dólares

google11A publicidade online converteu-se no grande pilar do Google, que apesar de se ter iniciado como um simples motor de busca, evoluiu para um negócio de ganhos milionários.

A publicidade gráfica e o “display advertising” constituem o principal negócio da empresa. Neal Mohan, vice-presidente da gestão de produto do Google, afirma que a publicidade na internet é hoje um negócio que gera cerca de 20 mil milhões de dólares, podendo atingir os 80 mil milhões de dólares num futuro não muito longínquo.

A sustentar este crescimento, a Google diferencia três grandes áreas de negócio, onde a publicidade terá um lugar primordial: telemóveis, televisão e redes sociais.

No caso dos telemóveis, e dada a mobilidade deste tipo de dispositivos, existem inúmeras oportunidades para o negócio da publicidade e do marketing móvel.

A televisão é outra das áreas onde o Google pretende evoluir, assumindo-se a plataforma Google Tv como uma peça importante desta estratégia.

Actualmente, é no “social advertising”, onde o Google concentra mais esforços, com a possibilidade de criar a sua própria rede social.

Artigos relacionados