O Banco Alimentar do Porto lança hoje, na QSP Summit, uma campanha que desafia a sociedade e, em particular, o tecido empresarial a repensar o conceito de voluntariado. A iniciativa – intitulada “O Desperdício Invisível” – alerta para um tipo de desperdício menos visível, mas igualmente urgente: o talento que permanece por ativar dentro das empresas e das pessoas.
Mais do que combater a fome e o desperdício alimentar, o Banco Alimentar do Porto quer agora mobilizar competências estratégicas – em áreas como marketing, logística, nutrição, comunicação, tecnologia ou gestão – para gerar soluções de valor acrescentado junto das instituições e das famílias que apoia.
“Todos os dias desperdiçamos talento que poderia estar a transformar vidas. Se com alimentos conseguimos apoiar mais de 58 mil pessoas num só ano, imaginem o que poderíamos alcançar com ideias, conhecimento e competências ao nosso lado”, afirma Bárbara Barros, Presidente da Administração do Banco Alimentar do Porto.
A campanha parte de um diagnóstico claro: 52,41% dos adultos beneficiários do Banco Alimentar estão desempregados; . 67,77% não concluíram o ensino secundário; . E ainda assim, 83,4% dos jovens acompanhados reportaram melhorias no desempenho escolar com apoio do Banco Alimentar do Porto.
Estes dados, retirados do mais recente relatório de impacto do Banco Alimentar do Porto, provam que o apoio gera transformação – e que a transformação pode ser exponenciada com o envolvimento de empresas e profissionais na doação de competências.
“O Banco Alimentar do Porto é muito mais do que uma rede de distribuição de alimentos – é uma plataforma de impacto social coletivo. Acreditamos que, ao mobilizar talento estratégico, podemos dar um salto qualitativo no tipo de soluções que criamos. Não se trata apenas de alimentar pessoas, mas de ativar o melhor de cada um para transformar o todo”, conclui.