O corpo na publicidade explicado às crianças

No próximo dia 25, a Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) vai promover um seminário dedicado ao tema “Imagem Corporal e Auto-estima – Representação Pessoal e Media”. O objectivo é demonstrar aos pais, professores e educadores como podem explicar às crianças e adolescentes que os corpos que surgem nos anúncios publicitários não devem ser encarados como “ideais”.

Assim, os mais novos poderão desenvolver capacidade crítica e de interpretação das imagens que encontram nas campanhas das mais variadas marcas. O evento, a realizar-se nas instalações da Direcção-Geral de Educação, em Lisboa, é de entrada livre, mas requer inscrição prévia.

No seminário, vai estar presente um especialista do programa Media Smart para levar a cabo o workshop “Auto-estima e Imagem Corporal: Como Abordar o Tema em Contexto Educativo?”. O Media Smart é um programa desenvolvido pela APAN em colaboração com vários patrocinadores e apoiantes, incluindo o Governo Português.

Também está confirmada a presença da psicóloga Amélia Caldeira Ribeiro, a nutricionista Maria Paes de Vasconcelos e a actriz Sandra Barata Belo.

Manuela Botelho, secretária-geral da APAN, considera que «a imagem corporal tem estado na ordem do dia, enquanto questão proeminente para a gestão da auto-estima». Em comunicado, acrescenta que o seminário apresentará «distintos ângulos de análise que devem ser tidos em conta para apoiar o pensamento crítico e, consequentemente, a interpretação das crianças e jovens fazem da realidade veiculada nas redes sociais e nos meios de comunicação social».

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Isabel Barros distinguida com prémio «Excelência» na liderança. Foi a única portuguesa
Automonitor
Portugal a caminho de bater recorde de produção anual