“O consumidor é infiel às marcas”

É a conclusão de uma análise feita pela empresa de estudos de mercado GFK. A infidelidade face às marcas deve-se ao facto de serem valorizados o preço e as promoções, e, no acto da compra, a insatisfação com a marca leva à escolha de outra ou à consideração da opinião de amigos e familiares.

A GFK revela, ainda, que os consumidores estão cada vez mais ligados através de smartphones e tablets, o que poderá impulsionar a tendência “Smart Home Living” em Portugal. Estes aparelhos, ao terem as duas componentes de mobilidade e conectividade, ainda, permitem aos consumidores (40%) compararem preços e ligarem-se a amigos e familiares para pedir conselhos, nas lojas. Ainda assim, a conectividade não tem ainda índices elevados, pelo que é necessário trabalhar para que haja “uma maior penetração da internet nos lares dos portugueses e à posse de smartphones e tablets”, explica a GFK, destacando o preço com um factor determinante no acto da compra destes equipamentos (71%).

O mercado de tecnologia deverá manter-se estável durante este ano, no que refere à despesa, com a manutenção do poder de compra do ano passado. A GFK prevê que a descida contínua dos preços levará ao crescimento de 8% dos smartphones e que os equipamentos de acesso à internet irão aumentar cerca de 7%, este ano.

Artigos relacionados