Nuno Baltazar abandona Portugal Fashion e critica direcção

Nuno Baltazar não vai voltar a participar no Portugal Fashion. A apresentação da sua 30.ª colecção, no passado fim-de-semana, foi a despedida do evento do Porto, segundo indica o designer português numa publicação no Facebook – e onde conta que chegou a ponderar cancelar o desfile, mas que decidiu avançar por respeito à equipa que trabalha consigo.

Segundo Nuno Baltazar a decisão de abandonar o Portugal Fashion tem por base uma enorme desilusão relativamente à plataforma. Apesar de se confessar triste por seguir este caminho, garante que se trata de uma escolha muito consciente e estruturada.

«Eu deixo de apresentar o meu trabalho no Portugal Fashion porque não acredito nesta direcção, não acredito no projecto que desenvolvem para aquela que se diz ser a maior plataforma de apresentação da moda em Portugal. Não é! Porque a moda é muito mais do que números, porque tudo que se passa é muito mais do que esta aparente efervescência. E eu não quero, não aceito e não valido mais este vazio absoluto de estratégia, falta de paixão e respeito pela moda e por quem nela trabalha», afirma o designer.

Nuno Baltazar afirma ainda que se sente à vontade para fazer estas declarações porque tentou reunir várias vezes com a direcção actual, deu sugestões e pediu esclarecimentos: «Fiz tudo o podia para tentar levar esta relação a bom porto, dei o beneficio da dúvida, dei a 2.ª e a 3.ª oportunidades e o que recebi em troca foram sucessivas manifestações de desrespeito para comigo e para com os meus com 20 anos de muito trabalho.»

O profissional sublinha ainda que fala em nome próprio, embora sinta que existe falta de uma associação ou entidade que represente os designers portugueses. «Não temos quem nos represente e defenda a dignidade da moda de autor em Portugal e a forma como ela é levada a plataformas internacionais», conta.

Nuno Baltazar acrescenta que não sabe de que forma continuará a apresentar o seu trabalho mas garante que tomou a decisão sem medo.

Entretanto, Mónica Neto, Project leader do Portugal Fashion, reage às declarações de Nuno Baltazar defendendo que a moda portuguesa atravessa um bom momento, tanto a nível nacional como internacional. Em declarações reportadas pelo jornal Público, a responsável indica que «o Portugal Fashion é um projecto evolutivo e dinâmico, com mais de 20 anos, que acaba de promover uma edição nacional com cerca de 50 participantes», enfatizando que trabalham para estar ao nível das expectativas de cada um, o que nem sempre é possível.

«Perante as notícias do Nuno Baltazar, resta-nos desejar os maiores votos de sucesso a um designer de elevada qualidade, de quem gostamos muito, que ainda no passado sábado apresentou uma excelente coleção na 44.ª edição do Portugal Fashion», conclui Mónica Neto.

Artigos relacionados