Número de telemóveis vai superar água canalizada

O número de telemóveis a circular em 2021 será superior ao número de contas bancárias, água canalizada ou linhas de telefone fixo. A conclusão é da Cisco, segundo a qual deverão existir 5,5 mil milhões de telemóveis no prazo de quatro anos.

O relatório Cisco VNI Mobile revela ainda que o tráfego mundial de dados móveis vai aumentar sete vezes entre o ano passado e 2021 e que o verdadeiro impacto da tencologia 5G no crescimento móvel apenas se fará sentir a partir de 2020. Além disso, o tráfego global de dados móveis irá representar 20% do tráfego IP total face aos 8% que representava em 2016.

A velocidade média das redes móveis também crescerá para três vezes mais, passando dos 6,8 Mbps para os 20,4 Mbps. O vídeo móvel registará um aumento de 8,7%, tendo em conta o mesmo intervalo temporal, sendo a categoria de aplicações móveis com maior crescimento. Segundo o estudo da Cisco, o vídeo móvel representará 78% de todo o tráfego móvel em 2021 e o vídeo móvel directo crescerá 39 vezes, representando 5% do tráfego de vídeo móvel total.

No caso da realidade virtual (VR) e aumentada (RA), uma das tendências para este ano, registar-se-á um aumento do número de dispositivos wearable de 18 milhões em 2016 para 100 milhões em 2021. O tráfego de VR vai crescer 11 vezes e o de RA sete vezes.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Pela primeira vez, há uma portuguesa a presidir a Multilaw
Automonitor
Via Verde Estacionar chega à Maia