Novo vinagre de maçã do Continente Seleção é feito de fruta feia portuguesa

O Continente desafiou cinco produtores de maçã de Alcobaça a desenvolverem um produto que utilizasse a fruta pequena, ou “feia”, que não é valorizada comercialmente. O resultado foi o Vinagre de Sidra Maçã de Alcobaça Continente Seleção.

Esta novidade é produzida a partir através de uma mistura de variedades de maçã seleccionada, incluindo Casa Nova, Golden Delicious, Red Delicious, Royal Gala, Fuji, Granny smith, Jonagold, Reineta e Pink.

O primeiro lote deste vinagre contribuiu para evitar o desperdício de 50 toneladas de fruta e produzir 30 mil litros de vinagre.

«O projecto começou através de uma iniciativa do Clube de Produtores Continente, a ‘Feira do Desperdício’, direccionada aos produtores, promovendo a valorização de alguns produtos, como por exemplo aqueles que o cliente final não valoriza, nem quer comprar, como fruta muito pequena ou com defeitos. Juntámos os produtores de Maçã de Alcobaça – Narcfrutas, Cooperfrutas, Frutalvor, Campotec e Lusofruta – ao nosso parceiro industrial Mendes & Gonçalves e assim nasceu a proposta de um Vinagre de Maçã único e certificado», explica, em comunicado, Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente.

Artigos relacionados