Novo reforço da Krypton assina vídeo de Carlão

Fernando Mamede é o mais recente reforço da Krypton. O primeiro trabalho ao serviço da produtora tem como protagonista Carlão, músico que decidiu confiar ao realizador a responsabilidade de pintar com imagens o tema “Entretenimento”.

O videoclipe resulta de uma colaboração entre o realizador e Carlão, não tendo sido definidas regras à partida: «Na realidade não houve nenhum briefing. Houve total liberdade para a escolha da música e também para definir a ideia do vídeo. Estávamos os dois em sintonia com a ideia do palhaço e isso facilitou o processo criativo», conta Fernando Mamede à Marketeer. Carlão corrobora e acrescenta que a partir do momento em que a figura do palhaço surgiu, foi dar asas à imaginação de Fernando Mamede.

Carlão conta ainda que foi fácil trabalhar com o realizador, confessando que esta não foi a primeira vez. «Além da relação profissional, existe uma amizade. Entendemo-nos perfeitamente e partilhamos muitos gostos cinematográficos. Acho que não iremos ficar por aqui», adianta ainda o músico. Quanto à escolha de “Entretenimento” para o desenvolvimento de um novo videoclipe, Carlão explica que achou que tanto a música como a letra se prestavam a um bom vídeo. O resultado é um filme em que é abordada a relação entre artista e criação, focando-se nas máscaras que por vezes são necessárias para conseguir vender a criação.

Apesar de o primeiro trabalho de Fernando Mamede para a Krypton ser um vídeo de música, o realizador tem provas dadas na publicidade e esse será um dos caminhos a explorar daqui para a frente. «Como realizador gosto sempre de experimentar novos estilos, não gosto de me ‘fechar’ num determinado tipo de filme. Gostava muito de trabalhar para uma marca de desporto/aventura, mas também trabalhar em conteúdos fora do formato clássico TV, em projectos narrativos de formato mais alargado onde há maior preocupação em transmitir emoções ligadas aos valores das marcas», conta.

Sobre a entrada para a Krypton, o realizador explica que sempre teve a ambição de chegar ao topo, onde estão os melhores: «Sabia que que não ia ser fácil mas contava com a minha dedicação para que reparassem em mim. Felizmente, sempre tive a sorte de trabalhar com criativos, agências e produtoras que me ajudaram a ser o que sou hoje. No entanto, sentia que me faltava a experiência de estar inserido numa grande estrutura de produção. Uma experiência que me permitisse voos mais altos.» Por isso, quando surgiu o convite da Krypton, não podia recusar. Na sua opinião, era sinal de que o seu trabalho estava a ser reconhecido pelos melhores.

Fernando Mamede conta ainda que está numa fase em que sabe que está na carreira certa, a fazer o que gosta e o que sabe. «Acredito que esta é uma área demasiado mutável para nos acomodarmos e que por isso ainda tenho muito caminho a desbravar. Mas sem dúvida que estou na minha melhor fase», afirma.

Já João Vilela, director-geral da Krypton, sublinha como a entrada de Fernando Mamede leva uma linguagem arrojada, diferente e até alternativa à produtora. Segundo o responsável, as deambulações do realizador ora pela música, ora pela publicidade, aportam valor à equipa e oferta da Krypton. «Queremos ter um grupo de realizadores com diversas valências, idades e experiências de produção. Com abordagens diferentes e formas distintas de contar uma história», assegura.

Depois do videoclipe para Carlão, estão já na calha outros projectos. João Vilela adianta que estão a preparar a agenda de Fernando Mamede com novos trabalhos, deixando para breve o anúncio das novidades.

O director-geral não fecha a porta a mais reforços da equipa referindo que a Krypton tem como objectivo apostar continuamente em novas abordagens, linguagens e tecnologias. Para isto, são precisas pessoas, mas não há datas definidas. «Sempre que nos surge uma oportunidade que acreditamos que nos vai fazer crescer, agarramo-la com toda a convicção de que esta é a forma certa de continuarmos a inovar», conclui.

Veja, em baixo, o videoclipe de “Entretenimento” e o making-of:

Texto de Filipa Almeida

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Outubro 2019
Automonitor
Já viu o novo ultracompacto 100% elétrico da Toyota?