Novo Android sabe a nougat

Já foi Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb, Ice Cream Sandwich, Jellybean, KitKat, Lollipop e Marshmallow. Agora, é também Nougat. Falamos do sistema operativo Android, uma das estrelas  da Google que compete lado a lado com o iOS.

O Android Nougat começa a ser distribuído, hoje, pelos dispositivos móveis, sendo que os primeiros a receber a actualização serão o Nexus 5X, Nexus 6P, Nexus 9, Nexus Player, Pixel C e General Mobile 4G. Segundo a Google, o novo sistema operativo “traz ainda mais opções de personalização que se ajustam às necessidades de cada utilizador, é ainda mais produtivo e seguro, permite uma gestão mais eficiente das baterias e é capaz de proporcionar experiências imersivas”.

Também conhecido como Android 7.0, o Nougat é o reflexo dos contributos de milhares de fãs, já que a Google convidou programadores e utilizadores a darem as suas opiniões durante o processo de desenvolvimento. Entre as novas formas de personalização destaque para a introdução de 72 novos emojis, controlo da localização das definições rápidas e adaptação de cada aplicação às configurações locais.

No campo da produtividade, as novidades passam pela janela dupla, que permite correr duas aplicações lado a lado, a reposta directa sem recurso a apps e a troca rápida, que passa de uma aplicação para outra com apenas um duplo clique, desde que estejam no top das mais utilizadas recentemente.

O Android Nougat apresenta-se também como mais inteligente, especialmente no que concerne à bateria. A funcionalidade Doze reduz o consumo de energia do dispositivo sempre que detectar movimento, para que não gaste tanta bateria quando o telemóvel está no bolso ou dentro da mala.

Mais seguro e mais imersivo são as duas promessas que restam apresentar. No primeiro caso, o Android Nougat apresenta novas funcionalidades que permitem actualizações mais suaves, encriptação de ficheiros e inicialização directa. Quanto ao segundo ponto, o sistema operativo conta com suporte para Vulkan (API de renderização 3D avançada) e Daydream (plataforma da Google para realidade virtual nos dispositivos móveis).

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Isabel Barros distinguida com prémio «Excelência» na liderança. Foi a única portuguesa
Automonitor
Portugal a caminho de bater recorde de produção anual