Nove em cada 10 portugueses usam o telemóvel ao volante

Lançada em Fevereiro deste ano, a aplicação móvel Hit the Road da Liberty Seguros acompanha os condutores pelas estradas de Portugal. Após analisar mais de 243 mil viagens – o equivalente a mais de três milhões de quilómetros e 89 mil horas de condução –, a seguradora indica que nove em cada 10 portugueses utilizam o telemóvel enquanto conduzem.

A Liberty Seguros conclui também que o uso do telemóvel influencia o tipo de condução e aumenta o risco de acidente: entre os condutores que recorrem a este equipamento mais de 10 vezes numa só viagem (e pelo menos uma vez por minuto), 39% fez travagens bruscas e 57% efectuou curvas com menos segurança.

«Os dados registados na app Hit the Road são importantes pois permitem que os condutores se apercebam da forma como conduzem, podendo retirar algumas ilações sobre a sua performance na estrada. Foi nesse sentido que desenvolvemos esta aplicação, para alertar para a segurança rodoviária, de uma forma divertida e educativa», comenta Rogério Bicho, CEO da Liberty Seguros em Portugal.

Faro foi a região em que os condutores registaram melhores resultados. Os piores condutores, por seu turno, circulam na Guarda.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Transformação digital na Gestão de Pessoas: como está a evoluir?
Automonitor
Volvo quer impacto climático neutro em 2040