Nos apoia primeira smart city do Algarve

Já está em funcionamento o primeiro centro de controlo smart city do Algarve, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lagoa e a Nos. O protocolo de cooperação tem como missão transformar Lagoa na primeira cidade inteligente da região.

O centro de controlo fica no Parque Municipal de Feiras e Exposições e encontra-se em funcionamento permanente. Os técnicos especializados da Nos podem, desta forma, recolher dados de sensorização e atender situações reportadas pelos cidadãos.

Depois de recolhidos e analisados, os dados dão início aos respectivos processos de resolução, através da plataforma ou aplicação móvel disponibilizada online para o efeito. Segundo explica a Nos, nesta fase inicial, são monitorizadas situações referentes a água e saneamento, jardins, limpeza/resíduos, fiscalização (obras) e infra-estruturas.

No futuro, também as áreas do turismo e electricidade deverão ser abrangidas pelo centro de controlo. Além disso, está prevista a implementação de uma rede de sensores espalhados pelo concelho.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Portugal atraiu 610 estrangeiros «altamente qualificados» através deste programa
Automonitor
Regulamento da mobilidade elétrica obriga a celebrar contratos de adesão