«Ninguém fica indiferente às Volkswagen Amarok» nas praias portuguesas

Com o fim da época balnear, é tempo de balanços para a Volkswagen Veículos Comerciais que, este ano, levou a cabo mais uma edição do projecto SeaWatch, através do qual apoia a Autoridade Marítima Nacional (AMN) na vigilância das praias portuguesas. A comemorar 10 anos, esta colaboração permite à marca reforçar a sua notoriedade, especialmente junto dos banhistas.

«Ninguém fica indiferente às Volkswagen Amarok, sobretudo pela forma como estão equipadas e prontas para qualquer situação», garante Ricardo Vieira, director-geral da Volkswagen Veículos Comerciais na SIVA.

Na época balnear deste ano, as autoridades registaram 663 salvamentos e 2.518 acções de primeiros socorros nas praias, bem como 14 mortes. Dados divulgados pela AMN mostram ainda que as viaturas Amarok patrulharam 372.182 quilómetros e estiveram envolvidas em 124 salvamentos e 443 acções de primeiros socorros.

Em entrevista à Marketeer, o responsável faz ainda uma retrospectiva de uma década de parceria, pautada pela expansão do alcance: «Temos vindo a aumentar não só o número de viaturas no terreno, como também conseguimos estar num número cada vez maior de localizações, tanto no Continente, como nas Ilhas.»

Além disso, a sustentabilidade também tem sido um pilar fundamental, sendo a bp Portugal um parceiro nesta área. Segundo Helena Tomazio, responsável de Comunicação da bp Portugal, este foi já o terceiro ano em que a marca se associou ao projecto SeaWatch através do fornecimento de combustível, mas 2021 trouxe uma novidade: a bp comprometeu-se neutralizar as emissões de carbono dos veículos de salvamento.

Em linha com o programa Drive Carbon Neutral, são utilizados créditos de carbono gerados a partir de projectos globais que financiam a utilização de energias renováveis, soluções de baixo carbono e a protecção das florestas.

Acompanhe a entrevista a Ricardo Vieira na íntegra:

Com o fim da época balnear, que balanço fazem da associação à Autoridade Marítima Nacional e ao projecto SeaWatch durante este ano?

Fazemos um balanço extremamente positivo do nosso contributo. Em conjunto com todos os nossos parceiros – Rede de Concessionários Volkswagen Veículos Comerciais, Volkswagen Financial Services, Castrol, bp, Ageas Seguros – conseguimos criar todas as condições para a Autoridade Marítima Nacional (AMN) desenvolver o seu trabalho diário de vigilância e socorro.

Este é um trabalho que começamos do zero todos os anos, em que nos empenhamos a 100% e em que sentimos que conseguimos fazer a diferença ao dar o nosso apoio à AMN. Este ano, por exemplo, cedemos 30 Volkswagen Amarok que foram operadas por militares da Marinha, habilitados com o curso e certificados como nadadores-salvadores, condutores de veículos todo-o-terreno e operadores de desfibrilhador automático externo, aptos para as operações mais complexas. Além disso, e pela primeira vez, também cedemos a nova Volkswagen Caddy de 7 lugares que foi utilizada para auditorias e formação.

Quais são as operações mais recorrentes?

O SeaWatch tem permitido salvar vidas, socorrer mais pessoas e ajudado a encontrar muitas crianças, sendo por isso uma mais-valia como reforço, que complementa as capacidades dos operacionais e mostra que é possível criar parcerias positivas entre o sector público e o sector privado. Só em 2020 foram efectuadas 458 intervenções no âmbito deste projecto.

Desde o início desta iniciativa, estima-se que os Volkswagen Amarok tenham percorrido cerca de 380 mil quilómetros em cada época balnear (sobretudo em praias não vigiadas).

E como olham para a evolução desta ligação ao longo dos últimos 10 anos? O que mudou?

A evolução é extremamente positiva, pois temos vindo a aumentar não só o número de viaturas no terreno, como também conseguimos estar num número cada vez maior de localizações, tanto no Continente, como nas Ilhas. A bordo, o equipamento também tem vindo a aumentar, exemplo disso é o facto de já contarmos com os desfibrilhadores e queremos continuar a ter uma presença cada vez mais significativa, ano após ano. Agora, também precisamos de passar a seguinte mensagem: o contributo de todos é importante para que o projecto continue a crescer e melhore as já excelentes condições que oferece durante os meses da época balnear. Isso só será possível se mais empresas e outras organizações se juntarem a este projecto.

Com mais uma edição completada, a Volkswagen reafirma assim a sua missão no âmbito da responsabilidade social, contribuindo de forma determinante para o reforço da segurança nas praias portuguesas, em conjunto com o Instituto de Socorros a Náufragos, sendo a sua sinistralidade uma das mais baixas do mundo.

Como surgiu esta parceria?

O projecto SeaWatch teve início em 2011 com o lançamento da Volkswagen Amarok e a Volkswagen Veículos Comerciais decidiu contactar o Instituto de Socorros a Náufragos, para que pudessem contar com um meio de transporte rápido e eficaz, para contribuirmos para o salvamento das pessoas em dificuldades.

Nesse ano de lançamento, começámos com 14 viaturas com presença apenas no Continente e de lá para cá conseguimos mais que duplicar o número de Amarok, como também estarmos em todo o País. A novidade para este ano, além de conseguirmos garantir a maior frota de sempre do SeaWatch, foi a nossa presença nos Açores, nas ilhas de São Miguel e Terceira.

Qual é a importância deste projecto para a notoriedade da marca Volkswagen Veículos Comerciais?

Há um impacto muito grande, pois são já 10 anos em que as Amarok passaram a fazer parte da paisagem das praias vigiadas e não vigiadas. O feedback que temos é de que há uma sensação reforçada de segurança e ao mesmo tempo de tranquilidade, pois as pessoas sentem que estamos ali por elas e para ajudar em qualquer situação de risco.

Mesmo nos locais de maior dificuldade de acesso, oferecemos um veículo que consegue ultrapassar muitas barreiras e que está preparado para praticamente todas as situações. Esta adaptação para as necessidades de actuação em contexto de assistência a banhistas fica a cargo da Volkswagen Veículos Comerciais em Portugal e inclui suportes para equipamentos de emergência, pranchas de salvamento e macas, luzes de emergência, assim como um desfibrilhador automático externo que completa os equipamentos de suporte básico de vida. As capacidades de todo-o-terreno, a elevada fiabilidade e os baixos consumos são vantagens identificadas relativamente a este modelo, que conta com um motor 3.0 V6 de 258 cv com um binário muito elevado que lhe confere as melhores capacidades de condução mesmo nos terrenos mais exigentes.

Os banhistas associam Volkswagen à praia e ao Verão?

Há já uma forte identificação da Volkswagen e das Amarok à época balnear. Ninguém fica indiferente às Volkswagen Amarok, sobretudo pela forma como estão equipadas e prontas para qualquer situação. Há uma curiosidade natural em querer ‘espreitar’ e saber um pouco mais e isso deixa-nos muito satisfeitos, por não só conseguirmos concretizar o nosso intuito em ajudar na época balnear, como também por proporcionar o sentimento de segurança que a marca há décadas garante na estrada, mas também no areal.

Além da parceria com a bp, que outras medidas estão a ser implementadas pela Volkswagen Veículos Comerciais em termos de sustentabilidade?

O futuro da Volkswagen Veículos Comerciais passa pela electrificação e essa é a melhor medida para reduzir as emissões poluentes da frota de veículos vendidos. O fantástico ID Buzz, a reinterpretação eléctrica do “pão de forma”, chegará ao mercado em 2022, em versão comercial e passageiros, e será um dos mais avançados veículos do grupo no domínio da mobilidade eléctrica e autónoma.

Texto de Filipa Almeida

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