Nike reforça presença na China com novo estúdio criativo em Xangai em momento conturbado

A Nike está a apostar no mercado chinês com a abertura de um novo estúdio criativo em Xangai, o segundo da marca a nível global, depois de Los Angeles. A decisão surge num momento conturbado, marcado pela tensão comercial entre os EUA e a China na sequência das tarifas anunciadas por Donald Trump e retaliação da China com novas tarifas. Além disso, o peso do mercado chinês nas vendas globais da marca tem registado uma ligeira quebra.

Sob o nome Icon Studios, este novo espaço será dedicado à produção de conteúdo próprio — desde vídeos e fotografias até projetos para redes sociais — e faz parte da estratégia da Nike de acelerar a criação de conteúdos adaptados ao mercado local. Jason King, ex-gerente da Apple, foi nomeado para liderar o estúdio criativo, que deverá contar com cerca de duas dezenas de colaboradores.

Este movimento reforça a estratégia Win on the Ground, apresentada pelo CEO Elliot Hill, que procura restabelecer equipas e ligações locais com os consumidores, depois de anos de centralização. Xangai junta-se agora a Nova Iorque, Londres, Los Angeles e Pequim como uma das cinco cidades-chave para o futuro da marca.

Apesar do entusiasmo da empresa, a importância do mercado chinês no total das vendas tem vindo a diminuir — passou de 19% em 2021 para 15% no último exercício, o que representa cerca de 7.500 milhões de euros. Ainda assim, a marca mantém a aposta no potencial a longo prazo da região.

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