Nike apresenta couro sustentável

Do chão das fábricas para os pés dos consumidores, os pedaços de pele que sobram da produção de couro tradicional ganham uma segunda vida nas mãos da Nike. A marca desenvolveu um novo material feito com pelo menos 50% de fibra reciclada de couro natural: o Nike Flyleather.

Mais sustentável (a Nike garante ser o material de couro com a pegada de carbono mais baixa de todos os tempos), a nova opção pode ser utilizada em produtos de performance, ou seja, calçado pensado para atletas. Futebol e basquetebol são duas das modalidades desportivas que poderão beneficiar da novidade.

«O Nike Flyleather imita completamente o couro desportivo, desde o fit ao toque», afirma Tony Bignell, vice-presidente de Footwear Innovation da Nike. O primeiro modelo a contar com este material foram os Nike Flyleather Tennis Classic mas também já uma versão dos Cortez.

John Hoke, director de design da Nike, acredita que o Nike Flyleather poderá fazer pelo couro o que a Nike Flyknit fez pela malha, apresentando soluções mais amigas do ambiente. «Novas tecnologias e plataformas permitem-nos chegar mais perto de trabalhar a nível molecular. Flyleather é o exemplo mais recente disso e é particularmente entusiasmante porque permite ampliar a nossa habilidade e com mais precisão. Isto significa uma oportunidade para maior/mais força, apoio, elasticidade e assim por diante, com base nas necessidades dos desportos específicos», acrescenta o mesmo responsável, em comunicado.

what-is-nike-flyleather-4_81939 imagem

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
O impacto da Inteligência Emocional nas empresas
Automonitor
Está grávida? Veja o que deve (e não deve) fazer se for conduzir