Nestlé vai comprar unidade de nutrição infantil da Pfizer

nestle1A Nestlé chegou a acordo para adquirir a unidade de nutrição infantil da empresa farmacêutica Pfizer por 11,9 mil milhões de dólares (aproximadamente nove mil milhões de euros). De acordo com a imprensa internacional, a companhia suíça ganhou o concurso à Danone, que também estava interessada no negócio.

Segundo a agência Bloomberg, a oferta da Nestlé ultrapassou a da congénere francesa Danone, que terá ficado pelos 11 mil milhões de dólares. As companhias vinham, nos últimos tempos, a batalhar pela empresa americana do sector farmacêutico Pfizer, com o objectivo de aumentar as respectivas quotas de mercado nos mercados emergentes do Médio Oriente, África e Ásia. De acordo com a Bloomberg, a Pfizer, que detém marcas como Promil e SMA Gold, realiza 85% das suas vendas nestes mercados.

A operação vai permitir um aumento das receitas anuais na área de comida para bebés da Nestlé de cinco mil milhões de dólares para sete mil milhões, anunciou hoje o presidente executivo da companhia, Paul Bulcke, citado pela Bloomberg. Aquela que é a maior aquisição da última década por parte da Nestlé vai ainda permitir que a empresa sediada em Vevey, Suíça, que é já líder em produtos de nutrição infantil, revitalize o negócio de comida para bebés na China, onde tem perdido quota de mercado desde 2005.

O negócio fica agora dependente de aprovação das entidades reguladoras, devendo estar consumado em meados de 2013, segundo a agência Reuters.

De acordo com a consultora de mercado Euromonitor International, a Pfizer detinha em 2010 a quinta maior quota no mercado mundial da comida para bebés, depois da Nestlé, Mead-Johnson Nutrition, Danone, e Abbott Laboratories. Segundo a mesma fonte, o mercado da nutrição infantil deve crescer a uma taxa média de 6% ao ano entre 2011 e 2016.

Artigos relacionados